São Paulo vê o número de homicídios cair mais de 10% em agosto
Queda no número de homicídios em São Paulo, mas aumento nas ocorrências de latrocínios e estupros
As estatísticas de crimes no estado de São Paulo apresentaram resultados heterogêneos em agosto. Durante o mês, o número de homicídios dolosos apresentou importante queda, de 10,5%, em comparação ao mesmo período de 2022. No entanto, os relatórios evidenciam um preocupante aumento nas ocorrências de latrocínios e estupros.
Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), foram registrados 204 casos de homicídio doloso em agosto deste ano, em comparação aos 228 do mesmo mês do ano passado. Esta quantia é considerada o segundo menor número de homicídios registrados no intervalo de 23 anos, sendo superado apenas pelo ano de 2019, onde foram registradas 203 ocorrências.
Leia mais:
Revelação bombástica: 30% dos réus por tráfico no Brasil afirmam uso pessoal
Qual o panorama dos latrocínios e estupros em São Paulo?
Enquanto o número de homicídios apresenta um decréscimo, os índices de latrocínio e estupro mostram uma realidade inversa. Em agosto, houve um aumento de latrocínios de sete para nove casos. As notificações de casos de estupros também aumentaram, passando de 1.180 para 1.306, um aumento de 10,7%.
Conforme interpretação da SSP, esse aumento nas notificações de estupros indica que as vítimas estão adquirindo mais confiança para procurar a polícia e denunciar os criminosos, um reflexo de possíveis avanços nas políticas de segurança e apoio às vítimas desses crimes.
Queda também em roubos e furtos
Em contrapartida, os números relacionados a roubos e furtos apresentaram queda. Houve uma diminuição de 7% nos roubos, num total de 18.417 boletins registrados em agosto. Quanto aos furtos, esses tiveram um declínio ainda maior: foram registrados 49.681 casos no último mês.
O panorama heterogêneo da criminalidade em São Paulo exige uma análise aprofundada e reflexão em torno das políticas de segurança pública, para que se possa efetivamente combater a criminalidade em todas as suas formas e proporcionar segurança e tranquilidade aos cidadãos paulistas.
Fonte: Uol.Notícias