Quem foi Pedrinho Matador? Conheça a história do maior serial killer da história do Brasil
Famoso assassino em série, ‘Pedrinho Matador’, de 68 anos, é encontrado morto em São Paulo
No último domingo (5), o corpo do famoso assassino em série Pedro Rodrigues Filho, mais conhecido como ‘Pedrinho Matador‘, de 68 anos, foi encontrado em Mogi das Cruzes, cidade localizada na grande São Paulo. A perícia fez a constatação de que houve um homicídio qualificado, pois ele foi atingido por tiros. A população e os policiais militares da região se surpreenderam com a ocorrência.
Conhecido pela população brasileira na década de 1980, Pedrinho Matador tinha uma ficha criminal extensa, que incluía dezenas de mortes e outros crimes, como assaltos. Ele chegou a ser condenado a quase 300 anos de prisão, entretanto, com a alteração do Código Penal brasileiro em 2019, ninguém pode cumprir pena privativa de liberdade por mais de 40 anos.
LEIA MAIS:
Ex-senador pode ser preso a qualquer momento por mandar matar mãe de sua filha
PF prende miliciano que seria alvo de traficantes que executaram médicos no Rio de Janeiro
Quem era Pedrinho Matador?
Em uma entrevista ao Estadão em 1986, ele retratou um pouco da sua personalidade e da sua vida. Pedro justificou os seus crimes e disse que vivia a sua vida sem interferências até alguém cruzar o seu caminho. Além disso, ele contou sobre a sua fuga de casa, aos 9 anos, e que desde então, nunca parou. A causa da fuga foi a insustentável convivência com seu pai alcoólatra que agredia a sua mãe.
Reinserção na sociedade e religião
Após 31 anos preso, em 2004, Pedro Rodriguez Filho foi solto. Em entrevista ao Estadão na época, afirmou que não tinha medo do que encontraria fora da prisão, pois se sentia amparado por sua família e amigos. Na última década, ele se converteu e se tornou religioso, fato que é documentado em um canal do YouTube chamado “Pedrinho Ex Matador com Jesus”, com mais de 27 mil inscritos e que compartilha vídeos do ex-detento.
Em um vídeo postado no ano passado, o canal anunciou a “morte” de Pedrinho Matador associada a imagens de seu batismo. O acontecimento deixou o público chocado, pois Pedro Rodriguez havia adotado uma nova identidade e parecia viver uma vida tranquila após anos de crimes.
Como o ocorrido impactou a sociedade brasileira?
A notícia sobre a morte de Pedrinho Matador provocou uma discussão na sociedade brasileira sobre a eficácia do sistema prisional na reabilitação de criminosos e a dificuldade de reinserção na sociedade após longos períodos de pena. A história de Pedro Rodriguez Filho, que mesmo após a prisão, e apesar da suposta mudança na sua vida, acabou sendo vítima da violência que ele mesmo praticou por anos, parece simbolizar um ciclo vicioso de violência que precisa ser combatido no Brasil.