Quem somos
O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal. Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar advogados, estudantes de direito, juristas, atores judiciários e demais interessados.
Histórico
No ano de 2012, um jovem grupo de pesquisadores de Porto Alegre (RS) teve a ideia de desenvolver um espaço virtual para publicação de seus textos e artigos. O objetivo era promover o constante diálogo sobre as mais variadas temáticas.
Apaixonados pelas ciências criminais, os estudantes criaram, à época, um blog que levava o mesmo nome, contando com dois textos inaugurais. Apesar da iniciativa, o projeto acabou não avançando em virtude de compromissos profissionais dos potenciais colaboradores.
Nos meses que se sucederam, a ideia foi deixada de lado. O blog havia sido esquecido e os artigos perdidos na imensidão de informações disponibilizadas na rede.
Foi durante um café, no segundo semestre de 2013, que se renovou a oportunidade de discutir a iniciativa. “Por que não criar um instituto?”, perguntou um dos colegas, com grande entusiasmo, aos demais que estavam na mesa.
A proposta pareceu ótima, não havendo qualquer objeção por parte dos presentes: nos próximos dias seria registrado um instituto para o estudo específico de temas relacionados às ciências criminais.
Superadas as dificuldades iniciais – tais como a composição da presidência e a criação da identidade visual –, o instituto tomou forma. Restava o registro para efetivar a sua existência.
Porém, com o passar dos meses, mais cafés e algumas reuniões, o jovem grupo de pesquisadores percebeu que um instituto local talvez não consistisse na melhor ferramenta para alcançar a pretensão inicialmente almejada: promover o saber jurídico para estudantes de direito e atores judiciários de todo o Brasil.
Pela segunda vez, portanto, a iniciativa havia sido abandonada, mas o amadurecimento do conjunto de experiências não exitosas originou uma terceira e nova ideia, distinta de tudo o que havia sido desenvolvido até o momento.
Era o início de um canal virtual voltado especificamente às ciências criminais, o nascedouro de um veículo ativo de divulgação de conhecimento nas redes sociais e na Internet. E assim surgia, em agosto de 2014, o Canal Ciências Criminais.
Com o objetivo de filtrar a receptividade do público, a proposta inicialmente consistiu na veiculação de audiocasts: áudios de curta duração tratando de determinado assunto relacionado às ciências criminais. A cada semana, um novo convidado abordava um tema inédito, sendo o conteúdo publicado sempre às quintas-feiras.
A aceitação do público foi maior do que o esperado: em poucos meses de criação, a página oficial do Canal Ciências Criminais no Facebook já contava com milhares de seguidores. A excelente receptividade em relação aos conteúdos divulgados conduziu, naturalmente, a uma nova fase do projeto: a criação de um sítio eletrônico.
Foi lançado assim, no mês de abril de 2015, o website, transformando o canal num portal jurídico à disposição de todos.