MPRJ vai pedir reabertura de processo em que deputado americano, filho de brasileiros, é réu
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro informou que vai pedir a reabertura de um processo contra o deputado norte-americano George Santos, filho de brasileiros, que estava sendo processado na 2ª Vara Criminal de Niterói, pelo crime de estelionato supostamente praticado em janeiro de 2008.
George Santos é acusado de comprar sapatos usando cheques falsos. Uma das supostas vítimas do parlamentar norte-americano, o empresário Bruno Simões relatou:
“Era muito dinheiro. Tive que arcar com esse custo. Eu fiquei na época desesperado para tentar localizar o até então Délio, hoje, George e para mim foi um crime terrível, porque ele usa de boa-fé, de simpatia, o sorriso.”
Bruno disse ainda que espera que a justiça brasileira possa cumprir o seu papel no caso.
“Eu nem lembrava quem ele era, mas quando eu vi a imagem dele agora recentemente, ali eleito como deputado, para mim continua sendo o mesmo jovem estelionatário. (…) Eu espero que a Justiça brasileira, o MP consiga de fato alcançá-lo, mas caso isso não aconteça que pelo menos a americana cumpra o seu papel.”
Reabertura do processo contra George Santos
George Santos chegou a ter a sua prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Contudo, o caso acabou suspenso pela impossibilidade de localização do réu.
Agora, com a notícia de que ele foi eleito parlamentar nos Estados Unidos, o Ministério Público fluminense informou que no próximo dia 6, após o recesso do Tribunal de Justiça, irão informar o endereço de George e requerer a expedição de uma carta rogatória, para que seja realizada a citação do réu.
Por meio de nota, o MPRJ disse:
“Diante da notícia de que o réu assumirá cargo de deputado nos EUA, com paradeiro identificado, a Promotoria de Justiça Junto à 2ª Vara Criminal de Niterói informa que, após o recesso do Tribunal de Justiça, que se encerra no dia 06/01, irá peticionar no processo, informando que o réu foi eleito deputado nos EUA e que, por isso, tem endereço certo onde poderá ser citado, solicitando a expedição de carta rogatória para sua citação e andamento regular do processo.”
George Santos tem 34 anos, e é filho de uma faxineira e de um pintor que imigraram do Brasil. Ele foi um dos mais jovens e o primeiro republicano abertamente gay eleito para a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, no último mês de novembro.
Fonte: G1