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Recomendações práticas para atender o cliente no presídio

Recomendações práticas para atender o cliente no presídio

Por Giulia Miranda

Como toda primeira vez, ir ao presídio pode causar insegurança.

Trarei um pouco da minha experiência nas três que já pude ir até hoje, mas levem sempre em consideração que cada instituição pode ter suas peculiaridades.

Conheço o Presídio Regional e o do Alvorada em Montes Claros, e o Presídio de Janaúba, e vou pontuar as semelhanças.

As pessoas podem achar que o atendimento nos presídios é como nos filmes: ou tem uma sala em que os custodiados chegam e se sentam em mesas onde são atendidos, ou são atendidos na própria cela, o que não é verdade.

Os atendimentos são geralmente nas salas da OAB (quando há). Você tem contato com o seu cliente através de uma “cabine”, estando você de um lado e ele de outro.

Sabe aqueles filmes em que o cliente fala com você por telefone do outro lado de uma tela de acrílico? É quase isso (mas eu soube que alguns presídios o atendimento é exatamente assim, só não tive essa experiência ainda).

É importante, antes de tudo, verificar se naquele presídio você precisa agendar o atendimento, já que em muitos há uma grande demanda e por isso eles se organizam com horário marcado. Já em outros, você só precisa verificar os horários de atendimento.

Ao chegar no presídio, você deverá se identificar e identificar qual o cliente você irá atender.

Após, você se dirige ao local de atendimento, e será submetido ao detector de metal.

Alguns presídios não permitem que você entre com nada, e já ouvi relatos de vistorias invasivas (como ter que tirar a roupa e agachar, o que eu não vejo como normal).

Mas se for permitido, levar relatórios, peças processuais, o processo ou partes dele para o seu cliente pode ser necessário para um melhor atendimento e poderá ainda ser uma forma de fazer com que outros te conheçam.

Querendo ou não, o maior local de prospecção de clientes é o presídio: o seu cliente estará com várias outras pessoas na cela, e poderá falar bem (ou mal) do seu atendimento, por isso é importante estar atento a isso.

Entretanto, evite levar recados e coisas do cliente para dentro do presídio. Esteja atento e seja maldoso.

Fora isso, busque fazer visitas regularmente aos clientes constituídos, passar as informações relevantes e atualizações processuais, além de verificar condições pessoais a que ele está l submetido, para verificar necessidade de atendimento médico, troca de cela ou de presídio, entre outras coisas.

Gosto de ir ao menos uma vez por mês, e se houver necessidade, vou até mais! E costumo levar os relatórios escritos em folhas timbradas.

Tudo para proporcionar a melhor experiência àquele que confiou no meu trabalho.


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