Chocante! Reconhecimento facial erra ao apontar mulher como suspeita de crime
Mulher grávida é presa acusada de roubo por reconhecimento facial
Nos Estados Unidos, uma mulher, de 32 anos, identificada como sendo Porcha Woodruff, foi acusada de roubo depois que um programa de reconhecimento facial sugeriu que ela era a suspeita do crime. A mulher estava grávida na época e chegou a ser presa pelas autoridades.
Segundo o The Washington Post, o erro aconteceu quando a aplicação usou uma foto de Porcha tirada há oito anos, época em que ela foi detida por dirigir com carteira de motorista vencida, para combinar com o vídeo da suspeita do crime cometido.
Leia mais:
Gabriel Rossi: Polícia prende quatro suspeitos em MG pelo assassinato brutal do médico em MS
Ex-padrasto alega que matou jovem de 15 anos por medo que ela denunciasse abuso e gera revolta
Mulher processa o estado por prisão equivocada
Após ficar comprovado que o programa de reconhecimento facial havia errado, Porcha ajuizou uma ação contra a detetive que a prendeu e contra a cidade de Detroit, no Tribunal Destrital dos EUA. A mulher alega que além da prisão indevida, houve violação de direitos concedidos pela Quarta Emenda da Constituição dos EUA, que deveria proteger de “apreensões irracionais”.
Em suas alegações, Porcha acusa o departamento de polícia de não ter usado uma foto mais recente de sua carteira de motorista no software de reconhecimento facial e nas listas de suspeitos. Além disso, ela sustenta que a prisão indevida gerou nela ansiedade, depressão e estresse extremo na fase final de sua gravidez, que já era difícil por causa da diabetes gestacional.

Fonte: Tudo Celular