EventosNoticias

Redução da maioridade penal em debate (Hangout ao vivo)

Por Redação

No dia 31 de março de 2015 a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados decidiu pela admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional n.º 171/1993 a qual aguarda votação naquela casa legislativa. Afora isso, aproximadamente 89% dos brasileiros é favorável à redução da maioridade penal, sentimento esse instigado pela cobertura midiática de crimes violentos praticados por adolescentes.

Em vista da gravidade dos fatos, é imperioso que se debata seriamente o tema, até mesmo porque até o momento o monólogo populista-punitivo é o que se impõe. Para tanto, muitos movimentos da sociedade civil organizada ou mesmo de coletivos tem se orientado no sentido de desvelar as falácias e iniquidades acerca do tema.

Atento à questão, o projeto “Sistema PENAL Debate” propõe a discussão fundamentada deste tópico da crônica punitivista convidando, para as semanas seguintes do mês de junho, pessoas que tenham argumentos contrários à redução da maioridade penal em múltiplas esferas do conhecimento. O objetivo é resistir à opressão punitiva (e fundamentalista) que embasa a proposição e tentar lançar alguma luz sobre o tema.

Na data de hoje (08/06), a partir das 22:30, o Sistema PENAL Debate realizará um hangout ao vivo com com os Mestres e professores Diogo Carvalho e Tiago Castilhos para debater a redução da maioridade penal. Fica o convite a todos para participar, acessando a página do projetoO link será disponibilizado aqui na página às 22:15. 

Autor

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
Continue lendo
JurisprudênciaNoticias

STJ: decisão fundamentada que indefere oitiva de testemunhas de outro país não gera cerceamento de defesa

JurisprudênciaNoticias

STJ: a palavra da vítima tem especial relevância em crimes praticados em ambiente doméstico e familiar

JurisprudênciaNoticias

STJ: o crime de uso de entorpecente para consumo próprio é de menor potencial ofensivo

JurisprudênciaNoticias

STJ: o rol previsto no art. 40, III, da Lei 11.343/06 não é taxativo

Receba novidades em seu e-mail