Você se lembra de todos? Confira os principais crimes da história do Brasil
Crimes que chocaram o Brasil: Relembre casos marcantes da última década
Nos últimos anos, casos de crimes bárbaros têm alcançado grande repercussão na mídia nacional. Assassinatos brutais, estupros e até desaparecimentos misteriosos que chamaram a atenção do público, permanecem ainda vivos na memória popular, e continuam gerando debates sobre questões como violência doméstica, proteção de crianças e outras inúmeras questões sociais relevantes.
LEIA MAIS:
PT faz pedido chocante para anular impeachment de Dilma Rousseff
Fique por dentro de TUDO que Bolsonaro está sendo acusado perante a justiça
Crimes que viraram manchetes dos principais jornais do país
Os crimes marcantes na história brasileira não apenas chamaram atenção pela sua brutalidade, mas também por suas implicações sociais, culturais e legais. Aqui, relembramos alguns dos casos mais emblemáticos:
Caso Isabella Nardoni
Em 2008, a tragédia envolvendo a pequena Isabella, de apenas 5 anos, chocou o país. A menina foi jogada do sexto andar do edifício onde morava em São Paulo. Seu pai, Alexandre Nardoni, e madrasta, Anna Carolina Jatobá, foram condenados pelo crime.
Caso Eloá
A jovem Eloá Pimentel, em 2008, foi mantida refém em sua própria casa, em Santo André, por Lindemberg Alves, seu ex-namorado. O caso culminou na morte de Eloá após um tenso cerco policial que durou mais de 100 horas.
Assassinato de Liana Friedenbach e Felipe Caffé
O jovem casal foi brutalmente assassinado em 2003 após ser sequestrado enquanto acampava em Embu-Guaçu, São Paulo. O crime revelou falhas na legislação penal brasileira para jovens infratores.
Caso do jornalista Tim Lopes
Em 2002, enquanto realizava uma reportagem investigativa sobre exploração sexual infantil em bailes funk no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o jornalista Tim Lopes foi capturado, torturado e morto por traficantes.
Caso Richthofen
Em 2002, a morte dos pais de Suzane von Richthofen gerou grande repercussão. A jovem, junto a seu namorado e cúmplice, Daniel Cravinhos, planejou e executou o brutal assassinato de seus próprios pais enquanto dormiam.
Ônibus 174
Em 2000, o sequestro de um ônibus no Rio de Janeiro, protagonizado por Sandro do Nascimento, virou notícia internacional. A ação policial inadequada resultou na morte de uma refém e do sequestrador.
Os crimes do Maníaco do Parque
Na década de 90, o Parque do Estado, em São Paulo, tornou-se palco de uma série de assassinatos cometidos por Francisco de Assis Pereira, conhecido como o “Maníaco do Parque“. Ele foi condenado pela morte de sete mulheres e pela tentativa de homicídio de outras nove.
Assassinato de Daniella Perez
A morte da atriz em 1992 chocou o país. Daniella foi assassinada por Guilherme de Pádua, seu colega de trabalho na novela “De Corpo e Alma”, e pela esposa deste, Paula Thomaz. O crime teve motivações passionais.
Estes casos evidenciaram fragilidades no sistema de justiça, segurança pública e social do Brasil. Além da tristeza e da revolta, eles trouxeram à tona debates necessários para a busca de soluções e prevenção de futuras tragédias.