NoticiasResenhas

Resenha – Bullying em debate

Todos os dias nos deparamos com cenas de violência. E isso está atingindo em cheio as escolas, que, infelizmente, acabam deixando de ser um ambiente seguro, de aprendizagem, modulado pela disciplina, amizade e cooperação, e se transformam em espaços onde há violência, sofrimento e medo. O “bullying” ou “cyberbullying”, como uma forma de violência escolar, é o assunto do momento.

No Brasil, o bullying – e suas implicações no ambiente escolar – é ainda pouco conhecido ou compreendido à grande maioria da população. As escolas, por sua vez, não demonstram estar preparadas para eliminar ou reduzir as ocorrências de situações específicas de bullying. A própria produção acadêmica e técnica sobre o assunto é muito escassa. Já está mais do que na hora de todos tomarem consciência da importância do combate ao bullying, pois só desta forma poderemos despertar para a criação de políticas capazes de prevenir o bullying e/ou minimizar os efeitos desse nefasto fenômeno.

No entendimento dessa problemática, sobretudo no ambiente escolar, esta obra propõe, de forma clara e didática, apresentar um debate, uma troca de ideias, sobre o tema, a fim de trazer reflexões e orientar educadores (pais, professores e a sociedade como um todo), além de dar suporte teórico e prático para que discutam e apresentem instrumentos eficazes e alternativas à prevenção e ao enfrentamento do problema.

Com o prefácio de Cléo Fante (expert em bullying), a obra “Bullying em Debate – elaborada por vários autores e com enfoques diversificados – poderá ser para muitos uma fonte inesgotável de inspiração, pois traz reflexões preciosas acerca do tema. Profissionais de renome nacional e internacional como Alexandre Morais da Rosa, Alexandre Ventura, Carolina Giannoni Camargo, Cléo Fante, Marcos Rolim e Neemias Moretti Prudente darão aqui sugestões valiosíssimas para entender e enfrentar o bullying. Sob a luz das diversas ciências, os autores abordam os temas, bullyingcyberbullying, educação, segurança pública, legislação, justiça restaurativa.

Aos leitores, esperamos demonstrar que o trabalho deve ser constante, sendo mais um tijolo na tentativa de edificação de um discurso (cultura) de paz. E isso que compartilhamos nesta obra e com todos aqueles que se proponham a colaborar nisso.

Os interessados podem adquirir o livro pelo link da Editora Paulinas, clicando aqui.

Bullying-em-Debate-Sumário

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fechar