Reunião entre Argentina e Itália visa fortalecer cooperação no combate ao crime organizado
No dia 5 de fevereiro de 2024, em uma reunião em Buenos Aires, o Ministro da Justiça da Argentina, Mariano Cuneo Libarona e o Embaixador da Itália no país, Fabrizio Lucentini, focalizaram a melhoria da cooperação bilateral no combate ao crime organizado.
Segundo um comunicado oficial, o encontro visou discutir o aprimoramento da relação entre as duas nações no campo da assistência jurídica internacional em apoio à luta conjunta contra o crime organizado.
Leia mais:
Ministro dos Direitos Humanos condena ataque antissemita na Bahia
Pastor Jorge Luiz dos Santos condenado a 17 anos de prisão por atos golpistas
Mais colaboração bilateral contra o crime organizado transnacional
Lucentini também teve um encontro subsequente com a Ministra da Segurança, Patricia Bullrich, que reiterou o compromisso na queda do crime organizado transnacional. Uma postagem da representação diplomática italiana nas redes sociais relatou que o compromisso com a luta contra esse tipo de crime foi um dos pontos centrais discutidos na reunião.
“O embaixador Lucentini e a ministra Bullrich conduziram uma reunião produtiva, onde reafirmaram o compromisso em fortalecer um dos pilares da cooperação bilateral: a luta contra o crime organizado transnacional”, destacou a publicação.
Ações em linha com a posição do governo de Javier Milei
Recentemente, o embaixador Lucentini realizou encontros com várias autoridades do governo de Javier Milei, como o chefe de gabinete do presidente e os ministros das Relações Exteriores e da Defesa.
Estas discussões entre os representantes da Argentina e da Itália têm o objetivo de reforçar a cooperação mútua nos assuntos de segurança e combate ao crime organizado, destacando a importância da colaboração internacional neste campo.
Fonte: Terra