Descubra quem são os seis réus dos atos de 8 de janeiro que o STF começa a julgar esta semana
STF julga réus acusados dos atos de 8 de janeiro
Nesta terça-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia o julgamento de seis acusados pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Três réus já foram condenados pelos atos de depredação aos prédios das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em Brasília.
Leia mais:
O serial killer da Ucrânia que jamais se arrependeu; conheça a história de Anatoly Onoprienko
Quem são os réus?
Os seis indivíduos que enfrentarão o julgamento foram presos durante as invasões ao Palácio do Planalto e ao Congresso Nacional. Eles foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, formação de associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.
Dentre os acusados estão Davis Baek, João Lucas Valle Giffoni, Jupira Silvana da Cruz Rodrigues, Moacir José dos Santos, Nilma Lacerda Alves e Reginaldo Carlos Beagiato Garcia. Os réus têm idades entre 26 e 57 anos e foram presos em diversas locais como São Paulo, Brasília, Betim (MG), Cáscavel (PR), Barreiras (BA) e Jaguariúna. Caso sejam condenados, as penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão.
Como está o cenário atual da situação dos réus?
Grande parte dos réus encontra-se em liberdade, utilizam tornozeleira eletrônica e cumprem determinadas restrições, como a impossibilidade de acessar redes sociais. A análise das ações penais será realizada de maneira individual no plenário virtual da Corte. Os ministros têm até o dia 2 de outubro para inserir seus votos no sistema.
Fonte: O liberal