Noticias

Alerta nuclear no espaço: Rússia ameaça modernidade e acordo espacial

O Serviço Secreto Americano recentemente descobriu uma nova ameaça potencial à segurança nacional: uma série de armas nucleares concebidas para uso no espaço, supostamente sendo planejadas pela Rússia.

Este alerta derivado da descoberta do Serviço Secreto Americano levou a um rebuliço sem precedentes dentro da inteligência americana.

rússia ameaça modernidade
Foto: Reprodução/Crusoé

Leia mais:

Morte suspeita de Navalny aumenta medo entre opositores de Putin na Rússia

A escalada das declarações de Lula sobre o conflito Israel-Hamas

Armas Nucleares Apontadas para o Espaço

No início da semana, Jake Sullivan, o Consultor de Segurança Nacional, convocou uma reunião urgente com os membros da Comissão de Inteligência do Congresso dos EUA. O presidente da Comissão chegou a classificar a questão como uma “grave ameaça à segurança nacional”. O que alarmou as autoridades americanas não seria o potencial destrutivo dessas armas contra populações humanas, mas sim a ameaça que elas representam para os satélites que orbitam a Terra.

A vida moderna em risco

Os efeitos de uma ogiva nuclear explodindo no espaço poderiam ser catastróficos para a vida moderna na Terra. Mesmo que a explosão não atingisse pessoas diretamente, os danos aos satélites poderiam ter consequências devastadoras.

Locais de telefonia celular, a internet como a conhecemos e até mesmo a segurança da aviação civil poderiam ser severamente afetados. Uma única explosão poderia enviar a humanidade de volta à tecnologia de 40 anos atrás em um piscar de olhos.

Ameaça ao Tratado do Espaço Sideral

Esta nova ameaça nuclear também poderia indicar que a Rússia está reconsiderando o seu compromisso com o Tratado do Espaço Sideral. Este acordo, firmado em 1967, teve como objetivo principal refrear os ímpetos nucleares dos EUA e da União Soviética, e proíbe a proliferação de armas nucleares no espaço.

Rússia nega acusações

Até agora, o Kremlin negou as alegações da inteligência americana sobre o suposto sistema de armas nucleares espaciais. Dimitry Peskov, porta-voz do Kremlin, descartou as conclusões como um “estratagema” do governo Biden. No entanto, muitos questionam as ambições militares do presidente russo, Vladimir Putin.

As motivações por trás deste novo desenvolvimento em armas nucleares espaciais, bem como as implicações para a segurança global, continuam a ser áreas de intenso debate e especulação.

Fonte: Crusoé

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo