Noticias

Rússia confirma que chefe do Grupo Wagner estava em avião que caiu e matou 10

Yevgeny Prigozhin estava a bordo do avião que caiu na Rússia

Segundo informações fornecidas pelas agências de aviação e de serviços de emergência da Rússia, o chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, estava a bordo do avião que caiu na região de Moscou, na última quarta-feira (23).

Na mídia russa afirma-se que Prigozhin e Utkin teriam participado de um encontro com oficiais do Ministério de Defesa da Rússia antes de o avião decolar.

Apesar da confirmação da notícia, o especialista em relações internacionais Keir Giles pediu cautela sobre o caso:

 “Vários indivíduos mudaram seus nomes para Yevgeniy Prigozhin, como parte de seus esforços para ofuscar suas viagens, não vamos ficar surpresos se ele aparecer em breve num novo vídeo na África”

russia
Combatentes do grupo Wagner atuando na Rússia

Leia mais:

Condenado por matar Mércia Nakashima, Mizael Bispo é solto após ficar 12 anos na prisão

‘Minha mãe quase me matou’: menino de 12 anos publica vídeo em que sofre agressão e pede socorro

O que é o Grupo Wagner da Rússia?

Trata-se de um organização paramilitar fundada por Yevgeny Prigozhin em 2014. Segundo informações do CNN, o nome Wagner é em homenagem ao compositor favorito de Adolf Hitler: Richard Wagner, que foi também um dos fundadores da organização mercenária, Dmitry Utkin.

O grupo Wagner construiu ao longo dos anos forte relação com o governo russo do presidente Vladimir Putin e alcançou atuação internacional. Segundo a CNN, eles já atuaram na República Centro-Africana, Sudão, Líbia, Moçambique, Ucrânia e Síria.

Autoridades vão investigar a queda do avião

Segundo a agência de notícias russa Interfax, a aeronave tinha decolado de Moscou em direção a São Petesburgo, mas caiu na cidade de Tver. Porém, ainda não se sabe o que ocasionou aqueda.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil publicou uma nota sobre o caso informando que o país tem direito a participar da investigação porque a Embraer, a empresa do avião, é brasileira.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo