Noticias

‘Saidinha de fim de ano’: polícia de SP prende mais de 200 detentos que violaram regras do benefício

No final do mês de dezembro, cerca de 201 presidiários foram detidos pela Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) por descumprirem normas da saída temporária de final de ano, benefício concedido pela Justiça. Os detentos tiveram a “saidinha de fim de ano” revogada e foram reconduzidos às penitenciárias mais próximas.

A saída temporária de fim de ano é um benefício previsto na Lei de Execução Penal, reservado para presidiários em regime semiaberto que satisfazem certos requisitos, como comportamento adequado e não ter praticado crime hediondo.

canalcienciascriminais.com.br saidinha de fim de ano policia de sp prende mais de 200 detentos que violaram regras do beneficio image
Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo

Leia mais:

Ex-deputado brasileiro tem carro arrombado em Nova York e se revolta na web

Polícia pode ouvir Whindersson Nunes em investigação da morte de jovem vítima de fake news; entenda

Prisão de detentos que violaram ‘saidinha’ teve trabalho integrado

O monitoramento e recondução dos indivíduos que descupriram a ‘saidinha de final de ano’, foi otimizado devido a um acordo da Secretaria da Segurança Pública e a Secretaria de Administração Penitenciária com o Tribunal de Justiça de São Paulo.

Devido ao compromisso firmado, os agentes da polícia passaram a ter acesso aos processos dos réus em tempo real, através dos dispositivos móveis das viaturas. Dessa forma, é possível verificar durante a abordagem se as regras da saída temporária estão sendo cumpridas. Antes da parceria, os policiais tinham que conduzir os suspeitos a uma delegacia para verificar os detalhes de sua ação judicial.

O acordo entrou em vigor no mês de junho deste ano. Desde então, cerca de 577 detentos que cumprem pena fora dos presídios, acabaram sendo presos por cometer crimes ou violar as normas do Poder Judiciário, como estar fora de casa em horário não permitido. Grande parte das prisões ocorreu na capital paulista.

Secretário da Segurança Pública reitera compromisso firmado

“Vamos continuar combatendo diretamente a reincidência criminal, retirando das ruas condenados que, por ventura, possam usar o benefício concedido pela Justiça para cometer novamente algum tipo de crime”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

O secretário ainda destacou o trabalho realizado até o momento, que culminou nas 201 prisões de detentos que violaram a ‘saidinha de final de ano’. “O número de detidos em descumprimento da determinação judicial, por si só, já mostra a eficiência desse acordo firmado com a Justiça e a Secretaria de Administração Penitenciária.”

Fonte: Extra

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo