- Publicidade -

SEAP derruba ‘motel’ dentro de presídio no complexo de Gericinó

- Publicidade -

Uma espécie de “motel” foi construída na cadeia pública Jorge Santana, no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu. O novo secretário de Administração Penitenciária, Victor Hugo Poubel, determinou a sua derrubada na tarde de ontem, quinta-feira (19).

- Publicidade -

A cadeia pública Jorge Santana é destinada a presos temporários sem direito à visita íntima, e era chamada internamente de “parlatório”, local onde presos e seus advogados conversam.

Em apuração preliminar da própria Administração Penitenciária foi possível verificar que o local funcionaria como um “motel irregular” para visitas íntimas, que contava com dez quartos.

Para derrubar a edificação de alvenaria, que já tinha todas as paredes erguidas com tijolos, cimento e vigas metálicas, foi utilizada uma retroescavadeira.

Na construção irregular, portas já haviam sido delimitadas e o telhado já havia começado a ser construído.

- Publicidade -

A origem do dinheiro para comprar o material usado na obra irregular é, até o momento, desconhecida.

Sobre o fato, o secretário da SEAP, Victor Hugo Poubel, afirmou:

- Publicidade -

A construção era irregular, estava em andamento sem qualquer participação de engenharia e arquitetura, o que colocaria em risco a segurança do Complexo e de quem estivesse ali, e com origem da verba desconhecida.

A determinação que a construção ilegal fosse derrubada partiu do governador Cláudio Castro que, em nota, afirmou que “uma sindicância foi instaurada para apurar as responsabilidades pela construção” e, ainda, que “a Seap reforça o compromisso de combater qualquer irregularidade no sistema penitenciário do Rio”.

Na última terça-feira (17), o então secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, foi preso e exonerado do cargo, acusado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal de favorecer chefes do tráfico encarcerados nas cadeias do Rio de Janeiro.

- Publicidade -

Leia também

Pandemia não configura estado de necessidade para traficar

Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais