- Publicidade -

SEAP derruba ‘motel’ dentro de presídio no complexo de Gericinó

- Publicidade -

Uma espécie de “motel” foi construída na cadeia pública Jorge Santana, no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu. O novo secretário de Administração Penitenciária, Victor Hugo Poubel, determinou a sua derrubada na tarde de ontem, quinta-feira (19).

- Publicidade -

A cadeia pública Jorge Santana é destinada a presos temporários sem direito à visita íntima, e era chamada internamente de “parlatório”, local onde presos e seus advogados conversam.

Em apuração preliminar da própria Administração Penitenciária foi possível verificar que o local funcionaria como um “motel irregular” para visitas íntimas, que contava com dez quartos.

Para derrubar a edificação de alvenaria, que já tinha todas as paredes erguidas com tijolos, cimento e vigas metálicas, foi utilizada uma retroescavadeira.

- Publicidade -

Na construção irregular, portas já haviam sido delimitadas e o telhado já havia começado a ser construído.

A origem do dinheiro para comprar o material usado na obra irregular é, até o momento, desconhecida.

Sobre o fato, o secretário da SEAP, Victor Hugo Poubel, afirmou:

A construção era irregular, estava em andamento sem qualquer participação de engenharia e arquitetura, o que colocaria em risco a segurança do Complexo e de quem estivesse ali, e com origem da verba desconhecida.

A determinação que a construção ilegal fosse derrubada partiu do governador Cláudio Castro que, em nota, afirmou que “uma sindicância foi instaurada para apurar as responsabilidades pela construção” e, ainda, que “a Seap reforça o compromisso de combater qualquer irregularidade no sistema penitenciário do Rio”.

- Publicidade -

Na última terça-feira (17), o então secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, foi preso e exonerado do cargo, acusado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal de favorecer chefes do tráfico encarcerados nas cadeias do Rio de Janeiro.

Leia também

Pandemia não configura estado de necessidade para traficar

Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

- Publicidade -

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais

Caso Araceli: O Mistério Que o Brasil Jamais Esqueceu Especialista analisa pedido de desculpas de Guilherme de Pádua Por que a série exibiu fotos chocantes do corpo de Daniella Perez? Giovanna Antonelli pede ‘cadeira elétrica’ para Guilherme de Pádua Alexandre Frota revela detalhe envolvendo a atriz Daniella Perez