Noticias

Agora é oficial: Gabinete de Segurança de Israel declara estado de guerra contra o Hamas

Conflito em Israel: Estado de Guerra declarado

O estado de guerra em Israel

O Gabinete de Segurança de Israel proclamou estado de guerra no dia 8 de outubro de 2023. Esta decisão partiu da necessidade de enfrentar o ataque terrorista vindo da Faixa de Gaza, nação que conforme Israel, teoricamente teria imposto o conflito beligerante ao país. Com essa formalização, Israel pode agora aprovar ações militares extensivas e completas.

Até o momento, o relatório do conflito indica uma triste contagem de 1.120 mortos, com 700 vítimas em território israelense, 413 na Faixa de Gaza e 7 na Cisjordânia. O número de feridos já excede 2 mil.

israel
Ataque em Israel. Imagem: Terra

Leia mais:

Como explicar o fascínio do público pelos crimes reais?

Produções audiovisuais de ‘true crime’ ajudam em temas relevantes para a sociedade; entenda como

Benjamin Netanyahu fala sobre os ataques

No contexto dos ataques-surpresa do Hamas do dia anterior, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu garantiu que conseguiria derrotar o grupo islâmico radical, mas alertou que a guerra “levará tempo”. Este último fez um comentário particularmente chocante ao expressar que os recentes eventos foram algo “jamais visto em Israel”. Netanyahu jurou uma “vingança esmagadora por esse dia negro” prometendo que as forças militares israelenses chegarão a todos os lugares onde o Hamas possa estar oculto.

A situação dos brasileiros em Israel

Enquanto isso, no Brasil, o Ministério das Relações Exteriores anunciou no sábado (7/10/2023) que um brasileiro foi identificado como ferido e outros três estão desaparecidos depois do ataque do Hamas em Israel. Até agora, não há informações de brasileiros falecidos. O governo brasileiro já aciona uma missão para retirar brasileiros presentes no país do Oriente Médio, sendo que, segundo o Itamaraty, há aproximadamente mil brasileiros e seus dependentes que já preencheram o formulário online para solicitar a repatriação.

Os combates com o Hezbollah no norte

Em relação aos conflitos atuais, Israel e os governantes do Hamas em Gaza levaram a uma destruição generalizada na região, e diversos dias de lançamento de foguetes contra cidades israelenses. Agora, a situação parece ainda mais instável, com o governo de extrema-direita sendo acometido pela violação de segurança inédita, e palestinos desesperados com uma ocupação infinita na Cisjordânia e o bloqueio sufocante de Gaza. Além disso, os ataques na fronteira norte de Israel também ameaçam trazer a batalha contra o Hezbollah – feroz inimigo de Israel, apoiado pelo Irã.

Fonte: Metrópoles

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo