Noticias

Autoridades da América Latina participam de Semana da Segurança Pública Cidadã e Justiça no Brasil

O encontro do Banco Interamericano de Desenvolvimento sobre segurança pública acontecerá no Brasil

Brasília e Salvador terão a honra de sediar o primeiro encontro sobre segurança pública promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil. Este importante evento acontecerá entre os dias 25 e 29 de setembro, com a participação de diversas autoridades representantes da América Latina e do Caribe. Está sendo chamada de Semana da Segurança Cidadã e Justiça.

A escolha das cidades anfitriãs não se deu ao acaso. Salvador, capital da Bahia, detém o triste recorde de maior quantidade de homicídios e mortes por intervenção policial no último ano, conforme pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A seleção dessa localidade, porém, ocorreu antes da divulgação da pesquisa mencionada.

Segurança pública
Imagem: G1 – Globo

Leia mais:

Milícia do RJ não poupa ninguém e empresas de energia solar sofrem com violência e extorsão

Ex-vereador que perdeu mandato por racismo está na mira da Justiça por suspeita de rachadinha

O desafio da segurança pública na América Latina e Caribe

O tema principal do evento é “o desafio do crime organizado para o desenvolvimento econômico e social da América Latina e do Caribe: evidências e respostas nacionais e transnacionais”. Combater esse gargalo é crucial para o desenvolvimento econômico e social dos países envolvidos, e o compartilhamento de estratégias e experiências entre as nações poderá levar a resultados mais eficazes.

Quem são os organizadores do evento?

A organização desse encontro está a cargo do BID, do Ministério da Justiça e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia. A cerimônia de abertura será realizada no Palácio da Justiça, em Brasília, e contará com a presença do representante do BID no Brasil, Morgan Doyle e do Secretário Executivo do MJ, Ricardo Cappelli. O ministro da Justiça, Flávio Dino, infelizmente teve que desmarcar sua presença de última hora, pois foi convocado para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính.

Inúmeras autoridades da área da Justiça, provenientes de países como Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, Haiti, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago e Uruguai estão confirmadas no encontro. Certamente, será um evento de extrema relevância para a troca de experiências e o estabelecimento de estratégias efetivas de combate ao crime organizado.

Fonte: Metrópoles

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo