- Publicidade -

Senado aprova Projeto de Lei que revoga Lei de Segurança Nacional

- Publicidade -

Ontem, terça-feira (10), o Senado aprovou o projeto que revoga a Lei de Segurança Nacional e inclui no Código Penal (CP), o título “crimes contra a democracia”. A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

- Publicidade -

Entre os crimes que serão incluídos no CP, estão: golpe de Estado, interrupção do processo eleitoral, comunicação enganosa em massa e atentado ao direito de manifestação

Além de revogar a Lei de Segurança Nacional, o texto do Projeto de Lei tipifica novos dez crimes. São eles: atentado à soberania, atentado à integridade nacional, espionagem, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, interrupção do processo eleitoral, comunicação enganosa em massa, violência política, sabotagem, atentado a direito de manifestação

O texto estabelece, ainda, que as penas previstas para os crimes supracitados serão aumentadas de um terço se for cometido com violência ou ameaça com emprego de arma de fogo.

A pena também será aumentada de um terço se o crime for cometido por funcionário público. O funcionário também perderá o cargo. Se for cometido por militar, a pena aumenta na metade, além de ocorrer a perda do posto, da patente ou graduação.

- Publicidade -

Não será considerado crime contra o Estado Democrático de Direito: manifestação crítica aos poderes constitucionais; atividade jornalística; reivindicação de direitos e garantias constitucionais por meio de passeatas, reuniões, greves, aglomerações ou qualquer outra forma de manifestação política com propósitos sociais.

- Publicidade -

O texto também estabelece detenção de três a seis meses, ou multa, para quem incitar publicamente a animosidade entre as Forças Armadas, ou delas contra os Poderes constitucionais, as instituições civis ou a sociedade.

Leia também

STJ revoga nova ordem de prisão de acusado por incendiar estátua

Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

- Publicidade -

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais