Noticias

Netflix retrata em série onda de assassinatos de crianças em Atlanta; confira

Nova série da Netflix explora casos reais de assassinatos infantis em Atlanta

Na Atlanta dos anos 1980, uma série de eventos trágicos assolava a cidade, deixando os moradores em constante alerta. A série de assassinatos de jovens negros, com idades entre 7 e 17 anos, se estendia de 1979 a 1981, totalizando pelo menos 28 vítimas. A série de desaparecimentos e mortes ocorria sob circunstâncias variadas, muitas vezes em plena luz do dia, gerando um clima de medo e incerteza.

A apresentadora da série jornalística do canal WSB-TV de Atlanta ecoava o sentimento de insegurança da comunidade com uma pergunta recorrente: “São 10h da noite. Você sabe onde estão seus filhos?”. Essa frase simbolizava o clima de angústia que se abatia sobre a cidade. As vítimas dessa série de crimes eram em sua maioria meninos, e seus corpos eram frequentemente encontrados em locais assombrosos como lixeiras, rios ou debaixo de pontes.

A série de homicídios trouxe consigo uma onda de medo que se espalhava por cada esquina, com algumas vítimas estranguladas, outras esfaqueadas ou mortas a tiros. A intensidade do medo era tal que os pais se recusavam a deixar os filhos brincarem nas ruas, e grupos de moradores patrulhavam os bairros armados com bastões de beisebol, buscando proteger suas comunidades. Esta série de acontecimentos trágicos e aterrorizantes em Atlanta durou três longos anos, marcando profundamente a história da cidade.

série
Imagem: reprodução/ REUTERS/JIM URQUHART

LEIA MAIS:

Juiz que aparece em vídeo agredindo esposa é denunciado pelo MP; confira os detalhes

Trio que degolou Pedrinho Matador continua solto após oito meses do crime

Quem era o responsável pela série de assassinatos?

Durante esse período, a polícia varreu a cidade em busca do responsável. Eles debatiam se os crimes eram obra de serial killers distintos ou de um único maníaco. Mas a resposta só veio em 1981, quando as autoridades prenderam o suspeito Wayne Williams. No ano seguinte, ele foi condenado pelo assassinato de dois adultos e sentenciado à prisão perpétua. A autoridade acreditava que Williams também era responsável pelas demais mortes, mas nunca houve julgamento para essas acusações.

As dúvidas persistem

Contudo, muitos duvidam da culpa de Williams em todos os casos. Apesar da suposição da polícia sobre a sua responsabilidade pelo restante dos assassinatos, muitas das famílias das vítimas não acreditam nessa teoria. Mesmo assim, mais de 20 casos foram encerrados após sua prisão e ninguém foi condenado pelos assassinatos dos jovens de Atlanta.

Agora, 40 anos depois, os crimes voltam a despertar interesse. O caso é retratado na segunda temporada da série Mindhunter, da Netflix. Foi tema de um recente documentário do canal Investigação Discovery e de um podcast, Atlanta Monster. Mais recentemente, a atual prefeita de Atlanta, Keisha Lance Bottoms, anunciou em março de 2023 que as autoridades iriam reexaminar as evidências coletadas sobre as mortes. Ainda disse que está em estudo a criação de um memorial para lembrar as vítimas.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo