Noticias

Confira 15 séries e filmes nacionais inspirados em crimes da vida real

Filmes e Séries brasileiras baseadas em crimes reais: uma viagem ao mundo do True Crime

No Brasil, a complexidade e dramaticidade de alguns crimes reais têm inspirado cineastas e roteiristas a recriarem essas histórias nas telas. E, através destas narrativas, o público tem a oportunidade de refletir sobre questões sociais e humanas profundas. Aqui, listamos 15 séries e filmes nacionais baseados em crimes da vida real que provocaram debates, indignação e reflexão na sociedade:

documentários
Confira 15 séries e filmes nacionais inspirados em crimes da vida real 2

LEIA MAIS:

Homens negros e jovens são as principais vítimas de homicídios dolosos no Espírito Santo

De drogas à pornografia infantil: confira os crimes mais cometidos pelos militares do Brasil

Espelhos da realidade: 15 filmes e séries nacionais baseadas em crimes que marcaram o Brasil

O Brasil tem sido cenário de crimes que, por sua natureza chocante ou complexidade, ultrapassam as páginas dos jornais e inspiram obras cinematográficas e televisivas. As histórias reais de violência, injustiça e luta por justiça encontram nas telas uma oportunidade de reviver, questionar e explorar os contextos e personagens que as compõem. Nesta lista, apresentamos 15 séries e filmes nacionais que, inspirados em crimes da vida real, oferecem uma perspectiva dramatizada, muitas vezes angustiante, sobre episódios que deixaram marcas profundas na sociedade brasileira. Ao adentrar nessas narrativas, o espectador é convidado a refletir sobre as diversas facetas da humanidade e os ecos de escolhas e circunstâncias que ressoam através dos tempos.

Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez

Uma representação cinematográfica do brutal assassinato da atriz Daniella Perez, ocorrido em 1992, explorando o impacto deste crime na sociedade e na mídia.

João de Deus – Cura e Crime

A série documenta as acusações de abuso sexual contra o médium João de Deus, desvendando a complexa rede de crenças e manipulações envolvidas.

Elize Matsunaga – Era uma Vez um Crime

A série documental narra a história de Elize Matsunaga que, em 2012, matou e esquartejou o marido, trazendo à tona discussões sobre relacionamentos abusivos e justiça.

Tim Lopes: Histórias de Arcanjo

A vida e a morte do jornalista Tim Lopes, assassinado enquanto investigava bailes funk dominados por traficantes no Rio de Janeiro.

Investigação Criminal

Esta série retrata a reconstrução de crimes icônicos no Brasil, apresentando os desafios e procedimentos das investigações criminais.

‘Marielle, o Documentário’

Uma análise profunda do assassinato da vereadora Marielle Franco, explorando sua vida, legado e as investigações em andamento para resolver o crime.

O Caso Richthofen

O filme revive o chocante caso de Suzane von Richthofen, que planejou o assassinato dos pais em 2002, através de uma perspectiva dramatizada.

‘Bandidos na TV’

A série examina a vida de Wallace Souza, um apresentador de TV que supostamente ordenava crimes para aumentar a audiência de seu programa.

‘Zuzu Angel’

Um filme que retrata a busca da estilista Zuzu Angel por justiça após o assassinato de seu filho durante a ditadura militar.

As Bruxas de Guaratuba

O filme narra o polêmico caso das mortes de crianças em Guaratuba, revelando as acusações de satanismo e a histeria coletiva que se seguiu.

O Massacre do Carandiru

A reprodução cinematográfica do infame massacre que ocorreu no presídio do Carandiru, em 1992, expondo as condições desumanas das prisões brasileiras.

O Assalto ao Banco Central do Brasil

Baseado no audacioso assalto ao Banco Central em Fortaleza, o filme explora a meticulosa preparação e execução do segundo maior roubo a banco no mundo.

O Sequestro do Ônibus 174

Um retrato cinematográfico do dramático sequestro de um ônibus no Rio de Janeiro, destacando as falhas sistemáticas e a desigualdade social.

Marcelo Nascimento

A vida de Marcelo Nascimento da Rocha, um famoso estelionatário brasileiro, é explorada nessa produção que mostra as artimanhas e a engenhosidade do criminoso.

O Bandido da Luz Vermelha

Inspirado no notório criminoso que aterrorizou São Paulo na década de 1960, o filme é uma análise sombria da criminalidade e da sociedade da época.

Estas produções nacionais, inspiradas em crimes reais, proporcionam uma compreensão mais profunda das complexidades humanas e sociais, revelando a capacidade do cinema e da televisão em provocar discussões necessárias e trazer luz a questões muitas vezes ignoradas ou esquecidas.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo