‘Sigilo Quebrado’: novo podcast de true crime estreia com caso de sequestro de criança que chocou o Ceará
Podcast ‘Sigilo Quebrado’ revoluciona as ondas do Diário do Nordeste’
No palco de um dos crimes que mais marcaram o Ceará, surge um projeto inovador que promete arrancar mistérios de casos antigos e sem solução. Nesta terça-feira (22), o Diário do Nordeste deu início ao podcast ‘Sigilo Quebrado’, uma criação minuciosa conduzida pelo editor de Segurança, Emerson Rodrigues. A primeira temporada se dedica a dissecar o primeiro caso de extorsão mediante sequestro registrado no estado, ocorrido há 31 anos atrás.
Natália, a jovem vítima de apenas seis anos, foi sequestrada e assassinada por três mulheres, todas moradoras de sua comunidade, em Camocim. Quatro episódios ainda seguem sendo publicados semanalmente e contam com entrevistas exclusivas, desenrolando aos poucos esse trágico caso que assombrou a região.
Leia mais:
Polícia prende suspeito de estupro que mandou mensagem para vítima e debochou da Justiça
STJ nega pedido feito pela defesa de Robinho
Por que criar o podcast ‘Sigilo Quebrado’?
De acordo com Emerson Rodrigues, a inspiração para o ‘Sigilo Quebrado’ veio da repercussão de matérias sobre casos antigos e não resolvidos. “O podcast é um verdadeiro crime narrativo, com entrevistas de pessoas diretamente ligadas aos casos”, explica. “Utilizaremos também registros de processos criminais e recriaremos trechos desses documentos em nossos episódios, além de discutir os detalhes da investigação, a condenação das acusadas, a cobertura da imprensa e o drama que ainda envolve a família de Natália”.
Por que o Caso Natália foi escolhido para a primeira temporada?
Emerson conta que a ideia de discutir o Caso Natália veio da coordenadora de Jornalismo do DN, Karine Zaranza. “Ela tem parentes que moram em Camocim e falou desse caso no ano passado, quando completou 30 anos. Amadurecemos a ideia e continuamos trabalhando nas entrevistas com personagens do sequestro”. Emerson se preocupa em frisar que a abordagem se distancia do sensacionalismo e tem como objetivo principal trazer fatos e conhecimento.
E o que mais vem por aí no ‘Sigilo Quebrado’?
Além do ‘Sigilo Quebrado’, outro podcast sucesso das ondas virtuais, o ‘Pauta Segura’, permanece. Esse tem como objetivo dar luz aos bastidores das reportagens e abordar as notícias que mais repercutiram nos últimos dias.
Ambos os programas podem ser encontrados nas principais plataformas de streaming, disponíveis semanalmente, com o ‘Pauta Segura’ sendo transmitido todas as segundas-feiras. Agora, com mais de 40 episódios, o ‘Pauta Segura’ já é uma produção consolidada e disposição do público também no canal do YouTube do Diário do Nordeste.