- Publicidade -

Sistema do TJ/RS é invadido por hackers que cobram resgate em bitcoin

- Publicidade -

O Poder Judiciário do Rio Grande do Sul (TJ/RS) foi alvo de um ataque cibernético, tendo sido invadido por hackers, que acessaram todas as informações processuais armazenadas no banco de dados, tais como arquivos sigilosos e dados pessoas de funcionários, consistentes em declarações de imposto de renda e remunerações, bem como informações de investigações em andamento.

- Publicidade -

Invadido por hackers

De acordo com as informações, os invasores criptografaram todos os dados do Tribunal, não permitindo que os técnicos da Corte acessassem nenhuma das informações.

A Polícia Civil do RS informou que já instaurou uma investigação para que o caso fosse apurado; o Ministério Público do RS também salientou que destinou uma equipe especial para que a situação seja acompanhada.

Diante do fato, todas as audiências e atos processuais não puderam ser realizados. Ao tentarem acessar os dispositivos, uma mensagem é exibida exigindo um pagamento para o resgate das informações hackeadas, devendo ser efetuado por meio da moeda virtual bitcoin. Apesar disso, representantes do TJ-RS informaram que, ao que tudo indica, a motivação do crime não está relacionada a impulsos financeiros.

- Publicidade -

Esse ataque é conhecido como ransomware, pelo qual é aplicado um código no sistema invadido e criptografados os dados, de modo que apenas o hacker possui acesso às informações retidas. Já o pagamento por bitcoin é uma moeda virtual de difícil rastreio.

- Publicidade -

Conforme informações disponibilizadas pelo jornal Correio Braziliense, o hacker teve acesso às mais profundas camadas de informações do TJ/RS e, até o momento, a Corte está fora do ar.

*Esta notícia não reflete, necessariamente, o posicionamento do Canal Ciências Criminais

Leia mais:

Entenda como identificar uma prisão ilegal e como agir diante disso


- Publicidade -

Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais