Noticias

STF autoriza inquérito policial por crime contra honra de Joice Hasselmann

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou ao pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a instauração de inquérito policial contra o senador Styvenson Valentim Mendes por suposto crime contra a honra da deputada federal Joice Hasselmann. Os fatos foram narrados na PET 9841.

A deputada federal Joice Hasselmann afirmou, em julho do ano corrente, que acordou com diversos ferimentos no corpo, contudo não se lembraria dos fatos que levaram a eles. A deputada, então, acionou a Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados para dar início às investigações sobre suposta invasão ao seu apartamento e consequente agressão.

A Polícia Civil do Distrito Federal, todavia, concluiu que a parlamentar teria caído em decorrência dos efeitos de remédio que usa para dormir.

Todavia, durante transmissão ao vivo em rede social, nos dias 25 e 26 de julho, o senador Styvenson Valentim Mendes teria insinuado que os ferimentos da deputada seriam frutos de violência doméstica cometidas contra ela em razão de sua suposta infidelidade conjugal ou uso de drogas, o que levou ao pedido de abertura do inquérito.

O caso está no âmbito da competência do Supremo, pois trata-se de crimes supostamente praticados por senador durante o exercício do mandato e relacionados à função pública que ele desempenha. Essa conclusão está em conformidade com o decidido no julgamento da Questão de Ordem na Ação Penal 937.

A ministra ponderou que Styvenson está investido no mandato e os fatos tidos como criminosos envolve a suspeita da prática de crime contra a honra durante interação virtual com seus apoiadores.

A decisão da ministra também autorizou a realização das diligências indicadas pelo Ministério Público Federal, tais quais a realização de laudo pericial da gravação da transmissão ao vivo, a oitiva da deputada e a inquirição do senador.

Leia também

João de Deus é preso novamente sob nova acusação de estupro

Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Priscila Gonzalez Cuozzo

Priscila Gonzalez Cuozzo é graduada em Direito pela PUC-Rio, especialista em Direito Penal e Criminologia pelo ICPC e em Psicologia pela Yadaim. Advogada e Consultora Jurídica atuante nas áreas de Direito Administrativo, Tributário e Cível Estratégico em âmbito nacional. Autora de artigo sobre Visual Law em obra coletiva publicada pela editora Revista dos Tribunais, é também membro do capítulo brasiliense do Legal Hackers, comunidade de inovação jurídica.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo