STF bate o martelo e forma maioria para condenar mais 5 réus por 8 de janeiro
Maioria do STF condena mais cinco réus pelos atos golpistas de janeiro
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais cinco réus implicados nos atos que ocorreram no dia 8 de janeiro deste ano. O ministro Cristiano Zanin foi o mais recente a endossar o voto do relator Alexandre de Moraes, corroborando a ideia de condenação dos acusados por crimes de grave ofensa à democracia.
Os crimes são os mais variados, indo desde a tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado de Direito, composição de associação criminosa, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado. Com a decisão de Zanin, já são seis os ministros que se posicionaram a favor da condenação dos réus: Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, o relator Alexandre de Moraes e agora, Cristiano Zanin.
Leia mais:
Pirâmides de criptomoedas: golpes já movimentaram R$ 6 bilhões em menos de 10 anos
Caso Gil Rugai: confira detalhes de laudo que sugere a soltura do condenado por matar o próprio pai
As penas propostas pelos ministros do STF
O ministro relator Alexandre de Moraes sugeriu sentenças que variam de 12 a 17 anos de reclusão para os réus em questão. A pena mais severa, de 17 anos, foi destinada a Moacir José dos Santos, de 62 anos. As demais penas se distribuem da seguinte forma: Davis Baek (12 anos), Nilma Lacerda Alves (14 anos), Jupira Silvana da Cruz Rodrigues (14 anos) e João Lucas Vale Giffoni (14 anos).
O julgamento, que está ocorrendo de maneira virtual, deve ser concluído nesta segunda-feira, 2 de outubro. Vale lembrar que, em uma sessão presencial que aconteceu em setembro, o STF já havia condenado os três primeiros réus relacionados aos atos de depredação ocorridos no dia 8 de janeiro.
Fonte: Terra