STF começa a julgar novo bloco de mais 250 indiciados pelos ataques de 8/1
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciaram o julgamento do quarto grupo de mais de 250 pessoas denunciadas pela Procuradoria-Geral da República por suposta participação nos atos de 8 de janeiro em Brasília, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.
Leia mais:
HBO Max esconde uma Obra-Prima do Suspense Policial do Século XXI que vai te prender por 157 minutos
O relator dos casos, ministro Alexandre de Moraes, votou a favor de torná-los réus nos inquéritos que investigam os supostos incitadores e executores dos atos. Moraes explicou que esta fase do processo tem como objetivo determinar se há um mínimo de evidências da materialidade do crime e indícios razoáveis de autoria para dar início à ação penal, não havendo possibilidade de rejeição ou absolvição sumária.
Moraes, do STF, ressalta que acusados pelos ataques de 8/1 agiram em concurso de pessoas
Ele ressaltou que os denunciados agiram em concurso de pessoas e que os crimes foram multitudinários, ou seja, praticados por um grande número de pessoas influenciadas umas pelas outras.
O julgamento ocorre no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal e segue até o dia 15 de maio.
Moraes afirmou que os denunciados agiram em “concurso de pessoas”, associando-se a crimes por meio de uma “estável e permanente estrutura” montada em frente ao Quartel General do Exército Brasileiro. O relator também citou a suposta participação de deputados federais nos atos. Até agora, o STF já tornou réus 550 pessoas por suposta participação nos eventos, e a PGR apresentou 1.390 acusações formais nos inquéritos.
Fonte: Gazeta do Povo