Noticias

STJ: recebida denúncia por fraude na compra de respiradores no AM

Na última segunda-feira (20), os ministros do STJ decidiram receber a denúncia contra catorze pessoas acusadas de integrar uma organização criminosa responsável pela compra de respiradores superfaturados no estado do Amazonas. Estima-se que o prejuízo ao Erário público no caso é próximo a dois milhões de reais. Dentre os acusados, destaca-se a figura do atual governador do estado, Wilson Lima. Contra ele pesa a alegação de liderar a organização criminosa, além de peculato e fraude à licitação.

A decisão foi da Corte Especial, a quem compete, segundo o regimento interno do tribunal, processar e julgar os crimes comuns imputados aos governadores. A corte é composta pelos quinze ministros mais antigos do tribunal. O relator do processo, Ministro Francisco Falcão, salientou em seu voto que há indícios de que o governador interferiu em todo processo de licitação com vista a favorecer empresas que venderiam o produto de forma superfaturada. 

De acordo com o relator, consta dos autos a participação, até o momento injustificada, de uma empresa de vinhos nas negociações de contratação dos respiradores. Cada respirador foi comprado por mais de 100 mil reais. O preço médio do produto no mercado é 17 mil reais. 

O relator frisou ainda que há indicação nos documentos juntados, de que os equipamentos contratados não estavam aptos a atender a demanda de tratamento dos pacientes com Covid em estado grave. Segundo o ministro, o governador estaria ciente de tudo isso. 

Além disso, o ministro se manifestou em seu voto a favor de que o caso seja julgado inteiramente no STJ, inclusive em relação aos demais réus que não possuem prerrogativa de foro. A motivação para isso, segundo o ministro, se funda no fato de que o desmembramento do caso poderia ocasionar decisões conflitantes, além de dificultar a busca pela verdade.

Leia também

Policial militar filmada dando tapa em homem está sendo investigada

Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários

Priscila Gonzalez Cuozzo

Priscila Gonzalez Cuozzo é graduada em Direito pela PUC-Rio, especialista em Direito Penal e Criminologia pelo ICPC e em Psicologia pela Yadaim. Advogada e Consultora Jurídica atuante nas áreas de Direito Administrativo, Tributário e Cível Estratégico em âmbito nacional. Autora de artigo sobre Visual Law em obra coletiva publicada pela editora Revista dos Tribunais, é também membro do capítulo brasiliense do Legal Hackers, comunidade de inovação jurídica.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo