Noticias

Revelado o SEGREDO das Prisões: confira as tatuagens de cadeia mais POPULARES e seus significados SURPREENDENTES!

“Tatuagens de Cadeia: Desvendando os Significados e Símbolos do Universo Prisional”

A tatuagem deixou de ser apenas uma expressão de rebeldia para se tornar uma arte e uma forma de comunicar sentimentos, emoções e, em alguns casos, até mesmo uma história de vida. Um exemplo disso é o caso das tatuagens de cadeia, presentes em diversos países e culturas, onde cada desenho pode ter distintos significados para quem o carrega na pele.

Entender o conceito e a simbologia das tatuagens realizadas por prisioneiros é, portanto, uma forma de desvendar uma das facetas mais interessantes desta arte. Para isso, vamos explorar alguns dos principais tipos de tatuagens de cadeia, seus propósitos e mensagens.

O que representam as tatuagens de palhaços e coringas?

As tatuagens que retratam palhaços ou coringas fazem parte das tatuagens de cadeia mais populares globalmente. Geralmente, representam assassinatos ou roubos cometidos, incluindo a morte de agentes policiais. Essas figuras simbolizam um aspecto irônico e debochado da vida criminosa, demonstrando a insensibilidade de quem os carrega em relação à vida e à lei.

Por que magos, duendes e saci-pererê são comuns em tatuagens de traficantes?

Essas figuras míticas e folclóricas estão geralmente associadas a traficantes de drogas nas tatuagens de cadeia. No caso do saci-pererê, o ser do folclore brasileiro também é usado como símbolo pelos traficantes. Isso demonstra a relação entre a atividade criminosa e o misticismo, o ocultismo e a intenção de buscar proteção espiritual.

Qual a relação das tatuagens de cadeia com religião e espiritualidade?

Muitos presos recorrem a símbolos religiosos como forma de buscar proteção e redenção em suas tatuagens de cadeia. Cruzes, caveiras com cruz, Nossa Senhora e até mesmo mandalas podem ter diferentes significados nesse contexto, como lealdade aos companheiros de prisão, arrependimento por crimes cometidos ou apenas a busca por guia espiritual e conforto.

simbolos crime
Imagem: super.abril

As marcações involuntárias nas tatuagens de cadeia

Além das tatuagens que os presos escolhem fazer, existem as marcações forçadas, realizadas contra a vontade do indivíduo para denunciar e humilhar seu crime. Essas tatuagens geralmente identificam estupradores e abusadores, que têm seus corpos marcados com órgãos sexuais masculinos ou frases depreciativas.

A teia de aranha e seu significado na tatuagem

Outro desenho comum nas tatuagens de cadeia é a teia de aranha. Ela costuma representar ações em grupo, a paciência em armar ciladas e a habilidade de enganar vítimas antes de matá-las. A teia de aranha é um símbolo de poder e astúcia no universo criminal.

As tatuagens de cadeia femininas

As presidiárias, assim como os homens, utilizam as tatuagens para expressar emoções, desejos e pensamentos. Estrelas, mandalas, fadas, duendes, aranhas, escorpiões, símbolos chineses e cobras são desenhos frequentes que representam, em alguns casos, práticas e preferências sexuais, relacionamentos amorosos e experiências passadas, incluindo religiosidade e uso de drogas.

tatuagem cadeia feinina
Imagem: BBC

É importante conhecer os significados das tatuagens de cadeia ao escolher uma nova tattoo?

Conhecer os diversos significados e simbolismos relacionados às tatuagens de cadeia é fundamental para evitar equívocos na hora de escolher um novo desenho. Pesquisar bem o tema e conversar com profissionais experientes pode ajudar a garantir que a tatuagem escolhida de fato represente algo pessoal e importante, sem comprometer a imagem ou criar situações desagradáveis no futuro.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo