Noticias

Taxa de feminicídio no Brasil em 2022

A taxa de feminicídio no brasil em 2022 representa um alerta sobre a segurança da mulher brasileira. Pois, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 699 mulheres foram mortas em razão da sua condição de ser sexo feminino, apenas no primeiro semestre de 2022.

Ou seja, em apenas seis meses, aproximadamente quatro mulheres foram mortas todos os dias no Brasil, e unicamente por serem mulheres. O crime de feminicídio surge com a Lei nº 13.104/2015, que modifica o artigo 121 do Código Penal que tipifica o crime de homicídio para incluir a qualificadora do feminicídio entre os crimes contra a vida.

Trata-se de crime hediondo, com pena de 12 a 30 anos de reclusão.

Continue lendo e veja de forma detalhada a taxa de feminicídio no Brasil em 2022.

A taxa de feminicídio no Brasil em 2022 é a maior já registrada em um semestre

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a taxa de feminicídio no Brasil no primeiro semestre de 2022 foi de 699 assassinatos de mulheres. Ou seja, a maior taxa de feminicídio registrada em um único semestre no país.

Para entendermos esse número, precisamos conhecer um pouco mais sobre o que é o feminicídio. Porque, ao contrário do que algumas pessoas imaginam, nem toda assassinato de mulher é classificado dessa forma.

Afinal, para configurar o crime de feminicídio, é preciso que o criminoso mate a vítima por um dos seguintes motivos:

  • Em razão da sua condição como do sexo feminino;
  • Situação de violência doméstica ou de violência familiar;
  • Por menosprezo ou discriminação contra a mulher.

O crime de feminicídio e as estatísticas de violência contra mulher no Brasil

A taxa de feminicídio no Brasil em 2022 é uma das mais elevadas da história brasileira. Mas, isso não acontece somente agora. Pois, foi justamente o alto índice de assassinato de mulheres no país que motivou a criação da Lei do Feminicídio.

O Mapa da Violência do ano de 2015 apontou o Brasil entre os países com maior número de assassinatos de mulheres em todo o mundo. Este dado ajudou a concretizar o caminho legislativo que buscava tornar o assassinato de mulheres, por motivo de gênero, um crime hediondo no país.

E foi assim que finalmente o legislativo brasileiro aprovou a Lei nº 13.104/2015, mais conhecida como Lei do Feminicídio. Desde então, o feminicídio é qualificadora para o crime de homicídio, e está incluso no artigo 121 do Código Penal, que versa sobre o tema.

Taxa de feminicídio no Brasil em 2022: aumenta também o índice de violência doméstica e familiar contra mulher

A ouvidoria nacional dos Direitos Humanos divulgou dados sobre a violência doméstica familiar contra mulher no Brasil. Segundo a ouvidoria, até julho de 2022 foram registradas 31.398 denúncias. E 169.676 violações contra os direitos humanos em situações de violência doméstica.  

O número de violações é muito maior do que o número de denúncias de violência contra mulher por um motivo: em uma única situação de violência doméstica ou familiar várias violações dos Direitos Humanos podem ser cometidas.

Ou seja, apesar da aprovação do feminicídio como crime hediondo, ainda há muito a ser feito para coibir a violência contra mulher no Brasil.

Conclusão 

Entre 2019 a 2022, a região norte do Brasil apresentou o maior aumento no crime. Pois, possui um índice de 75% mais feminicídios em comparação ao ano de 2019. Já o estado brasileiro com maior aumento no assassinato de mulheres foi Rondônia, com 225% a mais feminicídios.

A taxa de feminicídio no Brasil em 2022 deixa claro que ainda não alcançamos a igualdade de gêneros. E você, o que pensa a respeito? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo