Noticias

Técnico campeão do mundo com a Espanha será investigado sobre ‘escândalo do beijo’; entenda

Ex-técnico e diretores da seleção feminina espanhola são citados como suspeitos em caso de assédio

O antigo técnico da seleção feminina de futebol da Espanha, Jorge Vilda, juntamente com o diretor Albert Luque e o diretor de marketing da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Rubén Rivera, foram chamados a depor como suspeitos no caso de violência sexual e coerção contra o ex-presidente da federação, Luis Rubiales.

O Tribunal Nacional da Espanha anunciou essa decisão na quarta-feira, 27 de outubro de 2023, após acusações contra Rubiales de agredir Jennifer Hermoso, após a vitória da Espanha na final da Copa do Mundo Feminina, em agosto.

Técnico
Imagem: The Eagle Online

Leia mais:

Chega a 50 o número de mortos em ações policiais na Bahia no mês de setembro

STJ decide que réu não deve se pronunciado se houver dúvidas sobre indícios de autoria

O técnico Jorge Vilda estaria envolvido no caso?

Em um comunicado, o Tribunal Nacional informou que “O juiz Francisco de Jorge convocou o ex-técnico da seleção feminina, Jorge Vilda, e o diretor da seleção masculina, Albert Luque, e o diretor de marketing da RFEF, Rubén Rivera, para deporem como suspeitos no caso em 10 de outubro”. O mesmo juiz decidiu alterar o status de Luque e Rivera de testemunhas para suspeitos.

Qual foi a reação da Federação e de Vilda à notícia?

A CNN entrou em contato com a RFEF e Vilda para comentários, mas não obteve resposta imediata. Prevê-se que Patricia Pérez, assessora de imprensa da seleção feminina, e Miguel García Caba, ex-diretor de integridade da federação, testemunhem nesta quinta-feira, 28 de outubro. Caba foi recentemente despedido de seu cargo, mas as razões para a sua demissão não foram divulgadas pela federação.

A nomeação dos acusados como suspeitos ocorre em um momento em que a seleção feminina da Espanha procura se recuperar do incidente que ofuscou as celebrações da Copa do Mundo. No entanto, apesar de terem sido selecionados para a equipe nacional, muitos jogadores se recusaram a participar até que mudanças estruturais fossem feitas pela federação.

Em 2023 a Espanha foi campeã inédita, superando a Inglaterra no Estádio Olímpico de Sydney, com um placar de 1 a 0. Essa conquista ocorreu durante a terceira participação do país em Copas do Mundo.

Fonte: CNN

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo