Avanço da tecnologia fez ladrões de carro virarem hackers para roubar modelos modernos

Como a tecnologia está transformando o roubo de carros

No mundo moderno, os carros tornaram-se essencialmente centros de informática sobre rodas. Com mais de 100 computadores e milhões de linhas de código de software, os veículos de última geração permitem uma maior conectividade no dia a dia. Entretanto, esta revolução comporta um novo conjunto de desafios em termos de segurança, abrindo portas para o roubo de carros se tornar uma operação high-tech.

O funcionamento interno dos veículos modernos envolve quatro categorias de computadores. Estes são responsáveis por operar o sistema de transmissão, prover segurança, oferecer sistemas de infotenimento e também funcionam como sistema de navegação, o qual inclui o GPS do carro. Os computadores de uma categoria geralmente precisam se comunicar com os de outra para funcionarem plenamente. Logo, se um invasor conseguir acesso a um deles, é possível que tenha acesso aos outros.

Furto de carro
Avanço da tecnologia fez ladrões de carro virarem hackers para roubar modelos modernos 3

LEIA MAIS:

Moraes autoriza quebra de sigilo bancário de Bolsonaro e Michelle a pedido da PF; entenda o caso

STF autoriza e FBI deve cooperar com a PF em investigação do caso das joias

Como a tecnologia tem facilitado o roubo de carros?

Com a chegada das chaves por aproximação, destravar e ligar um carro se tornou muito mais simples. No entanto, diversos ladrões têm aproveitado desta mesma facilidade para invadir veículos. Alguns métodos incluem a gravação do código digital transmitido pela chave, a construção de uma ponte eletrônica entre as chaves e o carro ou até mesmo o hackeio da rede de comunicação dos computadores do carro, chamada de CAN, para clonar o código da chave.

O que tem sido feito para prevenir isso?

Para combater tais ataques, as montadoras estão se esforçando para aprimorar seus sistemas de segurança. Algumas medidas tomadas incluem a necessidade de a chave por aproximação estar dentro do carro para que este seja acionado e a criação de chaves com códigos únicos. Além disso, fabricantes como a Hyundai e a Kia lançaram uma atualização que exige a chave por aproximação para iniciar o veículo, limitando a vulnerabilidade dos seus carros.

carro
Avanço da tecnologia fez ladrões de carro virarem hackers para roubar modelos modernos 4

E quais seriam algumas recomendações para os donos de carros?

Não podemos desprezar o fato de que continuam a existir novas e criativas formas de roubo. Por isso, além das dicas tradicionais de manter o veículo trancado e não deixar as chaves nele, um aconselhamento cada vez mais presente é manter o software do veículo atualizado, assim como já fazemos com telefones e computadores. Desta maneira, é possível minimizar os riscos de ter seu carro roubado com a ajuda da tecnologia.