Noticias

TikTok contra-ataca: batalha legal contra os EUA começa!

TikTok: uma guerra judicial em defesa do entretenimento

A batalha entre o TikTok e o governo dos Estados Unidos tem um novo capítulo. Na última terça-feira (7), a plataforma entrou com uma ação judicial, que tem como objetivo barrar o “Ato de Proteção aos Americanos Contra Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros”.

A lei foi assinada pelo atual presidente dos EUA, Joe Biden, em abril, que pode ocasionar no banimento da plataforma chinesa. Para evitar essa situação, a empresa-mãe, ByteDance, deve vender ele para um proprietário do país em 270 dias.

TikTok
Imagem: Divulgação

Leia mais:

Justiça cobra R$ 5 milhões e pensão de dono do Porshe que matou motorista de aplicativo

Idosa morre na mesma agência do caso “tio Paulo” no Rio

Argumentos do TikTok:

  • Inconstitucionalidade: de acordo com alegação da ByteDance, a lei viola os direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de pessoas dos EUA.
  • Falta de base: a empresa garante que a plataforma não representa ameaça aos americanos e as preocupações são infundadas.
  • Impraticabilidade: a venda do aplicativo para um americano poderia ser ‘impraticável’ nas formas comercial, tecnológica e legal.
  • Tratamento injusto: critica a lei por ignorar os ‘riscos’ que estão presente em outras plataformas, por exemplo, YouTube e Instagram.
  • Alternativas existentes:  a plataforma é a favor da busca de outras soluções menos restritivas, entre elas acordos com o Comitê de Investimento Estrangeiro dos EUA.

O pano de fundo da disputa:

  • Anos de suspeita: acusações que o TikTok enfrenta a anos sobre espionagem e manipulação por parte do governo da China.
  • Reportagens reveladoras: questionamentos sobre a ByteDance e uso de dados do TikTok, apontados em artigos da Forbes.
  • Proibição revertida: em 2020, Donald Trump, ex-presidente do EUA, também tentou banir o aplicativo, mas foi impedido.

O que vem por aí?

  • Batalha legal: o futuro do aplicativo nos Estados Unidos dependerá da decisão da justiça.
  • Impacto na economia: o banimento da plataforma chinesa pode gerar perdas para a economia local.
  • Mobilização da comunidade: criadores de conteúdo e usuários do aplicativo se unem em defesa do TikTok.

Diante do novo capítulo, o processo entre os EUA e a plataforma chinesa é crucial para a permanência do aplicativo em solo americano. Assim, a decisão terá um impacto significativo entre as mídias e na vida dos usuários que residem no país.

Lembre-se:

Se mantenha atualizado acompanhando as últimas notícias sobre o caso. Além disso, não lembre de deixar sua opinião sobre o futuro do aplicativo nas redes sociais e use o TikTok com responsabilidade e cuidado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo