Noticias

TikTok: Simulações de IA revivem de forma perturbadora histórias de vítimas de crimes, como Madeleine McCann

O TikTok, plataforma bastante popular de compartilhamento de vídeos, enfrenta críticas por permitir postagens perturbadoras envolvendo representações de inteligência artificial (IA) de crianças desaparecidas e vítimas de crimes notórios, como Madeleine McCann.

Os vídeos hospedados na conta ESTA MI HISTORIA do TikTok, ganharam uma visibilidade significativa, acumulando milhões de visualizações e seguidores. Entre as representações mais chocantes, estão animações de IA que retratam as vítimas descrevendo os abusos que sofreram.

Leia mais:

Topless de Balneário Camboriú não é crime e poderá ser autorizado por lei

Como está a evolução do caso Madeleine McCann após 16 anos do seu desaparecimento?

Simulações de IA doentias no TikTok

Um dos vídeos mais assistidos mostra uma representação gerada por IA de Peter Connelly, mais conhecido como “Baby P”, um menino britânico de 17 meses que foi torturado e assassinado por seu padrasto. No vídeo, a IA narra em primeira pessoa os horrores que Peter passou, gerando uma imersão desconcertante e perturbadora para o público.

Não são apenas vítimas anônimas que são alvo dessas representações macabras. A conta do TikTok também possui vídeos de personalidades famosas já falecidas, como por exemplo, Michael Jackson, Bruce Lee e Paul Walker, contando suas histórias de vida e morte.

A conta abriga ainda representações de vítimas conhecidas de crimes nos EUA e no Reino Unido, como JonBenét Ramsey, Brianna Lopez e a mais notória, Madeleine McCann, que desapareceu durante as férias da família em Portugal, em 2007. Veja logo a seguir.

@aquiestamihistoria El misterio de Maddie McCann 🕊️ Es una tragedia que ha conmovido a Europa. El 3 de mayo de 2007, Madeleine McCann, conocida como "Maddie", desapareció misteriosamente en Praia da Luz, Portugal. 16 años después, el misterio sigue intacto para los investigadores y la pequeña Maddie nunca ha vuelto a aparecer. Volvamos a un incidente significativo que aún no se ha resuelto. #maddiemccann #madelainemccan #maddie #disparoni #secuestro #maddiemccannupdate #maddiemccan #maddiemccanncase #history #truehistory #truehistory #animatedhistory #biography #autobiography #investigation #actioninvestigation #exclusiveinvestigation #culture #culturetiktok #learnabouttiktok #ia #horrorhistory #foryou #foryou #thisismyhistory ♬ Emotional Cinematic Sad Violin and Piano – ISAo

Vídeos contém informações falsas ou não verificadas

Para tornar a situação ainda mais preocupante, muitos desses vídeos contêm informações falsas ou não verificadas, como alegações de que Amy Winehouse, a estrela britânica do soul, foi “assassinada por sua fortuna”.

Em defesa, cada vídeo traz um aviso, indicando que o conteúdo foi feito usando IA e é uma representação, não uma foto real, em respeito à família. No entanto, a declaração só aparece para usuários de dispositivos móveis que tocam no texto na parte inferior da tela.

A identidade do criador desses vídeos perturbadores ainda é desconhecida, e várias contas do YouTube exibem vídeos similares sob o mesmo nome. O TikTok, assim como outras plataformas de mídia social, está sob pressão para moderar melhor seu conteúdo e proteger seus usuários de material potencialmente traumático.

A ética no uso da IA

Este incidente levanta questões importantes sobre a ética da IA e o quão longe podemos ir com o uso de tecnologias emergentes. Em um mundo cada vez mais digital, é vital garantir que a tecnologia seja usada de maneira ética e respeitosa, para evitar a exploração de histórias trágicas e o sofrimento de vítimas inocentes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo