Noticias

Chocante! Tráfico humano é a 3ª atividade ilegal mais lucrativa do mundo

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a 3° atividade ilegal mais lucrativa do mundo é o tráfico de pessoas. Por ano, o tráfico humano rende cerca de 32 milhões de dólares no mundo todo. Acima desta prática, se encontram o tráfico de drogas e armas.

O Brasil é um dos principais países onde ocorre esta atividade. Os traficantes de pessoas utilizam vários mecanismos para atrair as vítimas. As redes sociais estão entre as principais formas. Os sequestradores fingem ser empresários e pessoas apaixonadas. Muitas vezes se passam por crianças.

Através de perfis falsos, os traficantes fazem promessas às vítimas de empregos com altos salários, encontros amorosos e casamentos. Assim, atraem e raptam muitas pessoas.

Leia mais:

Países da América do Sul unem esforços para combater crimes cibernéticos; saiba como

Revoltante: jovens são presos por violentar cavalo com cabo de metal

Mulheres e crianças são as maiores vítimas

As mulheres e as crianças representam mais de 70% de todas as vítimas pelo mundo. São vítimas de tráfico para exploração sexual e casamento forçado, enquanto homens constituem a maioria das vítimas sequestradas para trabalho forçado.

canalcienciascriminais.com.br chocante trafico humano e a 3a atividade ilegal mais lucrativa do mundo image
Imagem: Reprodução/Alepi

O tráfico humano é uma das atividades ilegais mais antigas

O alto comissário de Direitos Humanos da ONU, Volker Turk, falou em uma conferência sobre o tema em Viena, na Áustria, e disse que essa prática é um dos crimes mais “antigos e hediondos” e que infelizmente permanece em pleno século 21.

Para o alto comissário, o tráfico humano é um grave problema de direitos humanos. Além das violações e abusos cometidos, as pessoas que estão inseridas em situações de vulnerabilidade são as mais expostas.

Conflitos pelo mundo expõem refugiados

Com o aumento de conflitos pelo mundo, refugiados e migrantes que fogem do cenário de violência em seus territórios e procuram uma vida melhor, estão expostos, tanto nos seus países de origem, quanto nos países de acolhimento. Os traficantes oferecem ajuda para essas pessoas que estão vulneráveis e as capturam.

De acordo com a Organização Mundial para as Migrações (OIM), em 2022, cerca de 85% da população da Ucrânia foi impactada pela guerra e se tornou mais propensa ao tráfico e a outras formas de exploração.

Campanhas visam a prevenção do tráfico

Diante dos conflitos pelo mundo, a OIM lançou uma campanha de conscientização no país europeu chamada “olhe de novo”, com o intuito de prevenir o tráfico de pessoas.

A campanha visa educar as pessoas a terem cuidado quando encontrarem ofertas atraentes de emprego ou habitação vindas de pessoas desconhecidas. Também fornece exemplos de esquemas utilizados pelos sequestradores para atrair pessoas para diferentes tipos de exploração.

No Brasil, o Governo Federal possui diversos canais capacitados para receber denúncias de tráfico humano e sempre garante o sigilo para os denunciantes. O Disque Denúncia Nacional é um serviço gratuito de discagem direta disponível para todo o território, o Disque Direitos Humanos (Disque 100).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo