Noticias

Conheça a história do foragido italiano que foi preso após foto de comemoração no futebol

Vincenzo La Porta, foragido italiano do mundo do futebol, é capturado na Grécia após celebração em partida

Membro de um dos grupos criminosos mais famosos de Nápoles, Vincenzo La Porta, foi finalmente capturado na Grécia depois de 11 anos de fuga. Sua localização foi revelada quando uma foto dele torcendo pelo Napoli, time de futebol italiano, surgiu na internet. Vincenzo, agora com 60 anos, sempre foi um fanático torcedor do Napoli, e seu amor pelo time o traiu.

A polícia italiana comentou: “O que traiu La Porta foi sua paixão pelo futebol e pelo Napoli.” As fotos que levaram à sua captura foram tiradas após Napoli ganhar a Serie A, o campeonato italiano, depois de 33 anos de jejum.

futebol
Conheça a história do foragido italiano que foi preso após foto de comemoração no futebol 3

LEIA MAIS:

Conheça a história da sobrevivente de abuso infantil que ajudou a condenar o avô pelo crime

Para maratonar: conheça os principais documentários sobre crimes reais da HBO Max

A captura de Vincenzo La Porta foi um golpe no crime organizado italiano?

Vincenzo La Porta é conhecido por seus fortes laços com a famigerada Camorra, um grupo do crime organizado na cidade de Nápoles. O criminoso já foi condenado na Itália por associação criminosa, evasão fiscal e fraude. No entanto, ele estava foragido há mais de uma década. O comunicado da polícia concretizou: “Com a vitória no campeonato, La Porta não resistiu à comemoração do jogo de futebol”.

LEIA MAIS:

Por que o tráfico humano ainda assombra tanto o Brasil?

O que aconteceu a seguir com Vincenzo La Porta?

Vincenzo foi preso em 4 de agosto de 2023 em Corfu, uma bela ilha grega, por autoridades locais. Ele dirigia uma motocicleta quando foi capturado. Agora ele aguarda extradição para Itália onde cumprirá uma pena de 14 anos e quatro meses. De acordo com seu advogado, o criminoso construiu uma nova vida na Grécia onde tem um filho de nove anos e trabalhava como cozinheiro.

futebol
Conheça a história do foragido italiano que foi preso após foto de comemoração no futebol 4

Como Vincenzo La Porta foi finalmente capturado?

Em maio, depois que o Napoli ganhou a Série A, Vincenzo não conseguiu conter a sua empolgação. Uma foto tirada fora de um restaurante em Corfu, em que ele comemorava a vitória do jogo de futebol de Napoli junto a outros torcedores, levou a polícia até ele. Vestido com um boné de beisebol e acenando com as cores azul e branco do time, La Porta não contava com o poder da internet. As autoridades conseguiram rastrear suas movimentações financeiras e online, “esperando que ele desse um passo em falso”. E assim, um dos fugitivos mais perigosos da Itália foi finalmente capturado em solo grego.

Este caso recorda o de outro chefe da máfia italiana, que depois de anos foragido foi preso graças às pistas encontradas no Google Maps. As ferramentas tecnológicas se mostram cada vez mais essenciais na luta contra o crime organizado.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo