Noticias

True Crime: por que há tanto interesse nessas obras?

O gênero true crime trata de produções que retratam crimes reais trazendo informações sobre a investigação e reconstrução dos fatos. É possível encontrar esse gênero na literatura, no jornalismo, no cinema, nas séries e até mesmo nos quadrinhos.

Esse tipo de produção vem ganhando cada vez mais espaço e e interesse dos telespectadores. Entre as séries que mais fizeram sucesso no ano de 2022 estão, por exemplo, “Dahmer: Um Canibal Americano”, que conta a história real de um serial killer americano, e “Pacto Brutal- O assassinato de Daniella Perez” que remonta toda a história da atriz que chocou o Brasil nos anos 90.

true crime
Documentário Pacto Brutal. Imagem: TechTudo

Séries True Crime e o interesse do público

O que todas as obras desse gênero tem em comum é o fato de serem produtos culturais baseados ou inspirados em fatos criminosos reais. E uma questão que vem chamando muito a atenção dos estudiosos é o porque de tanto interesse do público nesse tipo de produção, já que essas obras estão sempre no topo das paradas de audiência.

De acordo com Vicente Garrido, PhD em Criminologia e Psicologia pela Universidade de Valência, existem pelo menos quatro razões pelas quais essas séries, filmes e livros fazem tanto sucesso, são eles: questões de sobrevivência, compreensão da sociedade, correção de erros e preconceitos do poder e, naturalmente, experimentação de emoções.

O especialista defende ainda a importância desse tipo de conteúdo, segundo ele, o true crime nos ajuda a entender as pessoas e a sociedade considerando situações extremas ou transcendentes. Além disso, serve para apontar graves disfunções no sistema”, como casos de tratamento injusto na Justiça, situações indignas nas prisões ou discriminação contra vítimas consideradas de segunda classe, como foi retrato na história do vizinho de Jeffrey Dahmer na série produzida pela Netflix.

Garrido defende ainda que não há nenhum tipo de prejuízo em assistir obras true crime, para ele o gênero  têm o poder e a vantagem de captar tanto o espectador horrorizado ou fascinado pela deturpação de uma pessoa, quanto o telespectador interessado em acessar uma discussão social de enorme complexidade.

Fonte: Segredos do mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo