Noticias

True Crime: por que tantas pessoas apreciam o gênero?

Nos últimos anos, as produções conhecidas como “true crime” ganharam a atenção do público e se tornaram um grande sucesso. O gênero consiste em trazer à tona casos antigos e recentes envolvendo crimes reais.

true crime
Séries True Crime. Imagem: Alto Astral

O sucesso das séries True Crime

As séries True crime sempre foram bastante populares nos Estados Unidos, e no Brasil, a parcela de fãs dessa produção vem crescendo a cada dia.

Um artigo publicado na BBC britânica pela Dra. Julia Shaw, pesquisadora da University College London, escritora e especialista em psicologia criminal, listou alguns fatores que são motivos para que produções que contam histórias reais de crimes chamem tanto a atenção do público.

Segundo a pesquisadora, um dos motivos é que existe uma tendência para tratar serial killers e outros criminosos como celebridades. Quando um crime ganha muito espaço na mídia e os veículos de comunicação passam a divulgá-lo em exaustão, a repercussão só aumenta e vira um ciclo que se retroalimenta até que a história tenha algum desfecho.

“Casos famosos acabam virando “marcas próprias”, ao ponto de gerar alcunhas aos criminosos depois de certa exposição nos noticiários e programas de debate. Entre os exemplos estão Dennis Rader, o BTK; David Berkowitz, o Filho de Sam; Richard Ramirez, o Night Stalker; Kenneth Bianchi e Angelo Buono, os Estranguladores de Hillside.”

A pesquisadora destaca o sensacionalismo da mídia como principal vetor que torna criminosos em verdadeiras “celebridades.

Outro fato é citado pela criminologista Oriana Binik, que é a indagação coletiva. Binink chama essa característica de “o carnaval do crime”. De acordo com a especialista, vivemos em uma sociedade em que as pessoas buscam constantemente o consumo de fortes emoções. Essas emoções atuam diretamente no nosso desejo por coesão social. Ou seja, as pessoas gostam de saber os detalhes do fato para poder debater isso nos seus grupos de convívio.

No entanto, embora as produções agradem ao público, Julia Shaw destaca que tratar casos reais de forma sensacionalista é um dos pontos mais delicados quando se trata de True crime, uma vez que existem pessoas reais que foram afetadas pelos fatos que não têm o luxo de apenas desligar o podcast ou a televisão e voltar às suas vidas normalmente, como aqueles que são meramente telespectadores.

Fonte: TMDQA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo