Noticias

Vereador de SP é acusado de injúria racial

O vereador Renato Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes (SP), foi preso por injúria racial após resistir à ordem de prisão de policiais e ter sido imobilizado pelos moradores do condomínio onde estava, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Quem o acusou do crime foi o supervisor do condomínio, Izac Gomes, de 57 anos.

O vereador teria alugado um apartamento para passar uma temporada com outros amigos no Rio de Janeiro. A câmera do condomínio registrou momentos em que Renato aparecia bastante alterado nas dependências do local, dando socos nele mesmo, tapas do próprio rosto, cantando e falando sozinho.

A vítima da suposta injúria conta que ele é o responsável por fiscalizar a piscina, e que o vereador chegou às 8h25min e ela seria aberta às 9 horas. Mas o político não quis obedecer ao horário, colocou a caixa de som dentro piscina no último volume, o que, inclusive, incomodou outros moradores, que chegaram a chamar a polícia.

O vereador e o supervisor do condomínio começaram uma discussão quando Izac pediu para que Renato saísse do local. Ele, no entanto, começou a ofender o funcionário proferindo falas raciais. Segundo Izac, o vereador teria dito “ô negão, ô negão, tira a mão de mim, que você está suado, eu estou cheiroso, você está fedendo, todo preto fede”.

Renato Oliveira se defendeu afirmando não ser racista e que isso é algo que ele repudia e jamais faria com alguém.

O vereador Abidan Henrique, do PDT, pediu a cassação do mandato do deputado em virtude da acusação de injúria racial. Além na nova acusação feita por Izac Gomes, Renato Oliveira já responde por atentado contra um repórter em 2017 e aguarda o julgamento pelo Tribunal do Júri.

Leia também

Advogada é agredida e presa em delegacia da mulher


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo