Especialista alerta sobre como proceder em caso de golpe digital
Nos tempos atuais, onde as transações financeiras são realizadas, na maior parte das vezes, pelo meio digital, as chances de se cair em um golpe digital aumentam significativamente. Em uma entrevista concedida à GloboNews, Solano de Camargo, presidente da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da OAB de São Paulo, orienta sobre as medidas a serem tomadas quando se é vítima de um golpe dessa natureza.
Camargo ressalta a importância da rápida movimentação após identificar a ocorrência do golpe. “É muito importante que o usuário, a partir do momento em que percebeu que fez uma transferência fraudulenta ou errônea, entre em contato com sua instituição financeira para verificar se é possível fazer a reversão. Em alguns casos, isso é possível”, explica.

LEIA MAIS:
De drogas à pornografia infantil: confira os crimes mais cometidos pelos militares do Brasil
Covid: 62% da população atribuem conduta criminosa do governo Bolsonaro na pandemia
Quais os próximos passos após identificar um golpe digital?
Após o contato com a instituição financeira, o especialista comenta sobre o próximo passo a ser dado: entrar em contato com a plataforma da qual foi realizada a negociação. Essa ação pode auxiliar no processo de recuperação do dinheiro perdido e até mesmo na iniciativa de um possível processo jurídico.
Caso nenhum dos dois passos anteriores tenha resolvido o problema, Camargo sugere ainda a necessidade de procurar um advogado para tentar reaver o dinheiro perdido.
Existem formas de evitar tais golpes?
Sim, existem algumas medidas preventivas que podem ser tomadas para evitar ser vítima de fraudes digitais. Algumas delas, conforme citado por Camargo, são: verificação da URL, desconfiança frente à ofertas muito vantajosas, o estabelecimento de encontros em locais públicos e movimentados caso necessite, além de observar atentamente a chave PIX fornecida.
Qual a importância de registrar o ocorrência de um golpe?
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, é imprescindível que as vítimas registrem a ocorrência do golpe para facilitar o rastreamento da quadrilha responsável. Contudo, apenas 5% das vítimas, conforme dados dos especialistas, registram a ocorrência. Foi registrada uma média de 10 golpes por dia em sites de compra e venda em 2022 no Brasil, ratificando a necessidade de se manter atento e seguro durante transações digitais.
