Noticias

Viúva de Navalny culpa Putin por sua morte e promete continuar oposição na Rússia

Viúva de Navalny promete continuar a luta do líder da oposição russa

Na última sexta-feira (16), um comunicado abalou o cenário político russo. Yulia Navalnaya, viúva do líder da oposição russa, Alexei Navalny, anunciou que seguirá o legado de lutas de seu marido contra o atual governo russo. Além disso, ela acusou diretamente o presidente Vladimir Putin de ser responsável pela morte de Navalny, ocorrida em uma prisão isolada do país.

Viúva de Navalny culpa Putin por sua morte e promete continuar oposição na Rússia
Imagem: Reprodução

Leia mais:

OAB denuncia delegado da Polícia Federal ao STF e PGR por violação de regras de conduta

Alerta nuclear no espaço: Rússia ameaça modernidade e acordo espacial

Detalhes da declaração

Espelhando a raiva e o descontentamento popular, Yulia afirmou que o atual governo russo agiu de forma covarde e mesquinha ao esconder o corpo de seu marido e mentir descaradamente. De acordo com ela, o objetivo dessa ação é esperar que os rastros do veneno Novichok, supostamente utilizado por Putin, desapareçam.

A viúva aproveitou a oportunidade para pedir o apoio da população russa, clamando por uma união de todos na luta contra o governo de Putin. Em suas palavras: “Todos nós precisamos nos unir em um punho forte e atacar aquele regime louco, Putin, seus comparsas, bandidos com dragonas, ladrões e assassinos que mutilaram nosso país.”

Causa da morte ainda desconhecida

Apesar das acusações, a causa oficial da morte de Navalny ainda é desconhecida. O líder da oposição russa passou mal durante uma caminhada e faleceu. A porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, declarou que nem familiares nem advogados do líder opositor puderam acessar o necrotério para confirmar a presença do seu corpo lá.

Navalny: uma luta contra a corrupção

Antes de sua morte, Alexei Navalny era conhecido por sua veemente luta contra a corrupção oficial na Rússia. Ele organizou grandes protestos contra o Kremlin, motivo pelo qual foi preso em janeiro de 2021. Após se recuperar de um envenenamento que atribuiu ao Kremlin, Navalny retornou a Moscou, momento em que foi preso. Na época, o líder da oposição cumpria uma pena de 19 anos de prisão por uma acusação de extremismo.

O líder político foi transferido em dezembro para uma prisão na região de Vladimir, local de maior segurança entre todas as prisões do país. Seus aliados condenaram a ação, classificando a transferência para uma região de intenso frio, longe de Moscou, como uma tentativa de silenciar Navalny.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo