TUDO pela audiência: conheça 5 fatos sobre Wallace Souza – o apresentador que matava pessoas

O polêmico legado de Wallace Souza: o apresentador que se tornou um controverso ícone de combate à criminalidade

Conheça a trajetória turbulenta de Francisco Wallace Cavalcante de Souza, popularmente conhecido como Wallace Souza, ex-policial e apresentador de TV que se tornou um controverso ícone de combate à criminalidade.

Natural de Manaus, Wallace Souza fez seu nome no final da década de 1990 e no início dos anos 2000 no norte do país. Ele despontou na televisão com o programa Canal Livre, que alcançou altos índices de audiência e o impulsionou para o cargo de deputado estadual. No entanto, o brilho de sua carreira midiática foi manchado pelo seu envolvimento direto na produção de crimes para aumentar a audiência de seu programa.

série
TUDO pela audiência: conheça 5 fatos sobre Wallace Souza - o apresentador que matava pessoas 3

LEIA MAIS:

Caso Sophia: mensagens indicam que réu por morte mostrava caráter agressivo antes mesmo do crime

Para maratonar: conheça os principais documentários sobre crimes reais da HBO Max

Wallace Souza: O policial transformado em apresentador

Em 1979, Wallace ingressou na Polícia Civil do estado do Amazonas, onde permaneceu por oito anos, até ser expulso em 1987. A expulsão foi resultado de uma investigação da corregedoria interna que associou o nome de Wallace a um esquema de desvio de combustível. A decisão foi contestada e Wallace só conseguiu se livrar da acusação em 2009, quando foi reintegrado ao quadro da organização policial, por decisão judicial.

O sucesso do programa Canal Livre

Ao lado de seus irmãos, Carlos e Fausto, Wallace criou o Canal Livre em 1996. O programa noturno, com foco em reportagens policiais, foi um estrondoso sucesso, despertando a ira até mesmo do gigante televisivo, a Rede Globo. Seus apresentadores visitavam locais de crimes e operações de combate à criminalidade, dando ao programa uma exclusividade que aumentou ainda mais sua popularidade.

A notoriedade alcançada por Wallace o levou a candidatar-se e ser eleito como deputado estadual em 1998. Graças ao apelo popular, conseguiu sua reeleição duas vezes, em 2002 e 2006, jogando o combate à criminalidade como sua principal bandeira.

O lado escuro da exposição televisiva

As coisas começaram a dar errado para Wallace em 2008, quando um ex-policial militar, Moacir Jorge Pereira da Costa, denunciou que o apresentador e seu filho, Raphael, estavam por trás da produção de crimes para fazer reportagens exclusivas em seu programa. As acusações levaram à cassação de seu mandato e expediram um mandado de prisão contra ele.

Wallace Souza
TUDO pela audiência: conheça 5 fatos sobre Wallace Souza - o apresentador que matava pessoas 4

Os dias finais de Wallace Souza

Condenado, Wallace foi solto devido ao seu estado de saúde que se deteriorava. Diagnosticado com uma grave doença crônica no fígado, foi transferido para São Paulo para tratamento, sem sucesso. Após uma parada cardíaca, faleceu aos 51 anos, em 27 de julho de 2010. Seu corpo foi levado de volta a Manaus, onde um funeral com a presença de 5 mil admiradores aconteceu.

Apesar dos sérios crimes cometidos, o legado de Wallace Souza continua a ser motivo de debate entre as pessoas, colocando em evidência a complexidade de sua figura, ao mesmo tempo que criminal e paladino da justiça.