Youtubers que invadiram centro de triagem de detentos com fantasias de ‘La Casa de Papel’ são condenados
Youtubers que invadiram centro de triagem de detentos com fantasias de ‘La Casa de Papel’ são condenados
Os youtubers que invadiram um centro de triagem de detentos com fantasias da série “La Casa de Papel” foram condenados pela Justiça pelos crimes de atentado à segurança pública, desacato e corrupção de menores. O fato aconteceu em abril de 2018, quando o grupo invadiu o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima (PE).
Na época, o grupo alegou que a ação era uma “pegadinha” que seria gravada e postada em redes sociais. O argumento não foi aceito pelo julgador, que, ao fundamentar a decisão, destacou que os youtubers
atentaram contra a segurança da unidade prisional que se sabe superlotada e com reduzido quadro de agentes penitenciários. Por sorte, não aconteceu um mal maior, como rebelião ou fugas. Por mais sorte ainda, os acusados não foram alvejados por tiros.
Ainda na sentença, o magistrado declarou que
restou comprovado que os acusados desacataram os agentes, pois, mesmo detidos, passaram a adotar a postura de brincadeira e de risadas durante o procedimento. […] Certo é que a liberdade de expressão e o humor não são ilimitados. Aquele que ofender terceiros e causar danos poderá responder penal e civilmente por abusos que vier a cometer.
Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?
Siga-nos no Facebook e no Instagram.
Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.