Noticias

Zeca Dirceu protocola representação criminal contra deputado por fake news sobre tragédia

Deputado Zeca Dirceu (PT) protocola representação criminal contra fake news sobre auxílios em tragédia no Sul

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR), líder da Bancada do PT na Câmara, apresentou uma representação criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) supostamente associado ao bolsonarismo. A acusação é de disseminação de informações falsas (fake news) sobre a tragédia gerada por um ciclone extratropical que afetou vários municípios no Rio Grande do Sul.

Com grande repercussão nas redes sociais, Gayer teria compartilhado um vídeo onde uma mulher alegava que as doações não estavam sendo entregues aos desabrigados, esperando o retorno do presidente Lula ao país para “tirar fotos” da entrega dos insumos. A falsa notícia já foi rebatida e o deputado apagou a postagem.

Zeca Dirceu
Imagem: Folha PE

Leia Mais:

Caso Rosa Peral: conheça o novo documentário de true crime da Netflix

50 anos da Ditadura de Pinochet no Chile: como Boric tem enfrentado os fantasmas criminosos

Quais consequências e o que Zeca Dirceu espera com a representação?

A acusação falsa já foi desmascarada pela Defesa Civil da cidade de Lajeado (RS), assim como por outras autoridades locais, regionais e nacionais. Isso demonstra a conduta repreensível e criminal da mulher no vídeo, e principalmente do parlamentar, que como Deputado Federal tem um grande alcance nas redes sociais, o que amplia o impacto da notícia falsa, prejudicando as vítimas e a sociedade como um todo“, afirma Zeca Dirceu na representação criminal.

A tragédia resultou em 47 mortes até o momento. Ainda há 46 pessoas desaparecidas e milhares desabrigadas. Diante desse cenário, o líder petista pede que a Procuradoria-Geral da República (PGR) seja acionada pelo STF para iniciar uma investigação criminal sobre o caso.

Zeca Dirceu solicita que Gustavo Gayer seja incluído no inquérito que investiga os responsáveis pela divulgação de fake news e participação em atos antidemocráticos. Além disso, o parlamentar do PT também pede que a mulher que gravou o vídeo, autodenominada Samara, seja identificada para responder civil e criminalmente pelo seu ato.

Zeca Dirceu, que é o atual líder do PT acusa Gustavo Gayer de, com a propagação de notícias falsas, “incitar a sociedade a se rebelar contra o Governo Federal e especialmente contra o Presidente da República, ou até mesmo a causar tumulto nos locais de distribuição de donativos, o que configura clara e notória apologia à prática de crimes”.

Como o Governo Federal está auxiliando os afetados pela tragédia?

O governo federal, sob a administração do presidente Lula, já confirmou o repasse de R$ 741 milhões para os municípios gaúchos atingidos. Foi anunciada ainda a antecipação do Fundo de Garantia e do Bolsa Família, além do pagamento de um auxílio de R$ 800 para cada desabrigado.

Além disso, foram enviados ao estado cerca de 450 membros das Forças Armadas com equipamentos do Batalhão de Engenharia, além de 10 botes de resgate, 8 aeronaves de busca e 15 mil kits de saúde. Um hospital de campanha foi montado em Roca Sales (RS) e 20 mil cestas básicas foram distribuídas para as famílias afetadas.

Fonte:

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo