Deepfake: famosa apresentadora denuncia que teve sua imagem usada em anúncio falso
A jornalista Elisa Veeck, apresentadora da CNN Brasil, utilizou suas redes sociais para expor o uso indevido de sua imagem em um anúncio falso de um aplicativo parecido com uma casa de apostas, criado por criminosos. Ela denunciou que a propaganda, onde aparece supostamente anunciando um aplicativo atribuído a Neymar, foi gerada por meio de inteligência artificial.
Veeck reforçou sua responsabilidade na disseminação de informações: “Não faço publicidade. Sou jornalista, âncora de telejornal, tenho responsabilidade por trabalhar com informação. Não sou eu na propaganda com Neymar”, esclareceu a apresentadora do canal de notícias. Ela também questionou a plataforma X, antigo Twitter, sobre os filtros utilizados para evitar a circulação de propagandas enganosas.
Leia mais:
Bullying se torna crime e pena para ataques em escolas é agravada no Brasil
Casos similares ao da apresentadora
Elisa Veeck e Neymar não foram os únicos afetados por esses novos anúncios fraudulentos nas redes sociais. No último domingo (17), o Fantástico, da TV Globo, exibiu uma reportagem denunciando que golpistas estão utilizando imagens de famosos e anônimos em propagandas falsas, atraindo vítimas para armadilhas.
O programa ressaltou que os criminosos não apenas utilizam os rostos, mas também manipulam imagens e vozes de pessoas famosas em anúncios. William Bonner, Luciano Huck, Dráuzio Varella, Marcos Mion, Sandra Annenberg e Ana Maria Braga foram algumas das celebridades vítimas dessa quadrilha, conforme apresentado na reportagem do Fantástico.