Noticias

Desmascarando a montagem falsa de encontro entre Lula e Suzane Von Richthofen: Entenda a verdade!”

Montagem de Foto entre Lula e Suzane Von Richthofen: A Realidade por Trás do Falso Encontro

Em 13 de julho de 2023, uma imagem adulterada que remete ao encontro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a condenada Suzane Von Richthofen começou a circular na internet. Tal imagem teria sido adulterada para remeter ao encontro entre a jornalista Patrícia Lélis e Lula no passado. No entanto, o fato é que se trata de uma montagem e a pessoa que Lula está realmente abraçando nessa foto é a jornalista Patrícia Lélis.

Leia mais:

Leslie Van Houten é uma boa pessoa que fez uma coisa ruim, diz professora que trabalhou com ela na prisão

Entenda o Conteúdo Falso que Circulou nas Redes

Na versão falsa que circulou no WhatsApp e em outras redes sociais, a imagem adquiriu um comentário maldoso e infundado. Foi adicionado um texto que sugeria um abraço e beijo entre Lula e Suzane Von Richthofen, usando termos pesados e de baixo calão para se referir a ambos os indivíduos citados.

Por que a Imagem é Falsa?

Em primeiro lugar, a imagem é notoriamente falsa porque a personagem de Suzane foi sobreposta ao rosto de Patrícia Lélis. A foto original, na verdade, mostra Lula abraçando Patrícia Lélis e não Suzane Von Richthofen.

A imagem original está disponível no Facebook de Patrícia Lélis, datada de 9 de outubro de 2017. Portanto, o que se vê na montagem falsa é uma má edição que objetiva difamar o ex-presidente e confundir o público.

O Desmentido do Instituto Lula e a Ação do TSE

O Instituto Lula fez questão de desmentir a falsa associação por meio de uma nota publicada em 30 de agosto de 2022. Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) interveio no caso mandando excluir os tweets que continham a foto falsa.

De acordo com a ministra do TSE, a publicação tinha o “deliberado propósito de induzir o eleitor a erro e de desconstruir a imagem de determinada candidatura a partir de conteúdo indubitavelmente mentiroso”.

Conclusão: Cuidado com a Disseminação de Fake News

Esta situação serve para ressaltar o quão importante é a verificação de notícias e fontes antes da sua partilha. A disseminação de falsas notícias pode ter um grande impacto na opinião pública e no processo eleitoral.

Portanto, sempre cheque duas vezes antes de acreditar em notícias de fontes não verificadas.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo