NoticiasDireito Penal

Caso Kayky Brito: peritos vão analisar vídeos para calcular velocidade do carro que atropelou o ator

Kayky Brito está em estado grave no Hospital Copa D’Or

O Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), da Polícia Civil, realizará um exame para determinar a velocidade em que o veículo que colidiu com o ator Kayky Brito estava na madrugada de sábado. Esse exame será baseado em imagens de câmeras de segurança obtidas durante uma investigação do incidente. Kayky Brito está atualmente em estado grave no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, devido a politraumatismo, e está sedado e em ventilação mecânica na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

canalcienciascriminais.com.br caso kayky brito peritos vao analisar videos para calcular velocidade do carro que atropelou o ator velocidade
Fonte: Na Telinha- UOL

Leia mais:

Bolsonaro e as joias: como Alexandre de Moraes planeja garantir que ex-presidente seja julgado pelo STF

Filme sobre Ângela Diniz chega aos cinemas: relembre o crime bárbaro que chocou o Brasil

Cálculos físicos e matemáticos ajudam, por meio de imagens, a descobrir a velocidade que o veículo estava naquele momento

A polícia já possui algumas imagens que serão utilizadas para este exame, mas está em busca de novos vídeos que possam facilitar uma análise. O delegado Ângelo Lages, titular da 16ª DP (Barra), informou que está procurando especificamente por câmeras que mostram o movimento do carro antes do acidente. O exame em questão envolve cálculos físicos e matemáticos que, com o auxílio das imagens, permitem determinar a velocidade do veículo no momento do atropelamento. Para realizar esse cálculo, é necessário ter acesso ao vídeo que mostra o veículo em movimento.

canalcienciascriminais.com.br caso kayky brito peritos vao analisar videos para calcular velocidade do carro que atropelou o ator velocidade
Fonte: Fatos da TV

A partir disso, é possível calcular a posição observando o início e o fim do vídeo e medindo o tempo que o veículo leva para percorrer esse trecho. Esse método envolve uma análise mais detalhada e não é um cálculo simples. A perita criminal e diretora da Associação Brasileira de Criminalística, Denise Rivera, esclareceu o processo.

“Para fazer esse cálculo é preciso do vídeo, que, nesse caso, tem. É preciso ter um trecho onde vemos o veículo trafegando. Com isso, fazemos o cálculo do deslocamento. Pegamos o início e o final do vídeo para ver em quantos segundos ele fez esse deslocamento. Assim, conseguimos descobrir a velocidade. Esse é o fundamento para o exame. Não é um cálculo simples, mede-se o trecho no local e, utilizando uma razão cruzada, estima-se o tempo que o veículo demora para percorrer esse trecho.”

Fonte: Extra

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo