Columbine: primeiro massacre em escola que chocou o mundo completa 24 anos
Hoje, dia 20 de abril, completa 24 anos do registro do primeiro massacre em escolas que chocou o mundo. O caso aconteceu na Columbine High School, em Columbine, Estados Unidos, e ficou marcado pela morte de 13 pessoas, incluindo os atiradores, que acabaram se suicidando após o massacre.
O ataque foi cometido por dois estudantes do 3º ano do ensino médio da instituição de ensino e foi planejado de forma altamente complexa, envolvendo o uso de bombas para afastar os bombeiros, tanques de propano convertidos em bombas colocados na lanchonete, 99 dispositivos explosivos, e carros-bomba.
O massacre que chocou o mundo em 1999
Inicialmente, o plano dos dois estudantes era explodir uma bomba na lanchonete da High School e atirar nos sobreviventes que saíssem de dentro da instituição com vida. Porém, as bombas não funcionaram da maneira como os dois criminosos esperaram, foi quando, por volta das 11h29min, a dupla entrou da escola e começou a atirar aleatoriamente nos estudantes.
Os criminosos se dirigiram até a biblioteca do colégio e anunciaram: “Vocês vão todos morrer aqui“, e apenas um dos estudantes que estavam no local foi liberado para ir embora, saindo ileso do ataque, todos os outros 10 estudantes foram atingidos. Em seguida, a dupla chegou a ir até a lanchonete onde beberam água, descansaram e conversaram tranquilamente antes de voltar a matar os estudantes.
A Polícia chegou até o local onde o massacre acontecia por volta das 12h08 e cercou a escola, ao perceberem que não iriam conseguir sair ilesos, os criminosos se suicidaram com um tiro na boca.