Noticias

Veja dicas preciosas para evitar ser vítima de furtos no Brasil

Desde o início do ano, o Brasil registrou mais de 300.00 furtos somente de veículos, de acordo com BWS ioT. O furto é um tipo de crime que tende a aumentar no período de fim de ano, pois é nesse momento que os criminosos se aproveitam da situação e a Polícia Civil destaca algumas precauções que podem evitar que você se torne a próxima vítima.

O delegado da Derf (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos e Furtos), Edgard Punsky, menciona que a ausência prolongada das famílias abre espaço para os ladrões invadirem as propriedades com maior tranquilidade. Além disso, o recebimento do 13º salário e os gastos com presentes despertam a cobiça dos criminosos.

furto
Imagem: Reprodução/Rogani Corretora de Seguros

Leia mais:

Família de mãe e filho vítimas de envenenamento presta depoimento; relembre o caso

Ministério da Justiça diz que prisão de miliciano Zinho abre possibilidades investigativas

“Muitas pessoas vão às compras e adquirem bens de valor agregado que despertam a cobiça de pessoas mal intencionadas, que tendo ciência de que tais objetos estão no interior dos imóveis e com a alta probabilidade de os moradores estarem fora da casa, motivam esses indivíduos a ingressarem nos imóveis”.

Precauções para furtos

Punsky alerta que a maioria dos furtos com arrombamento acontece na parte de trás das casas. Nesses casos, manter as portas trancadas é essencial, assim como garantir que as divisões internas também estejam protegidas. Além disso, mesmo em prédios residenciais, a segurança deve ser priorizada. Formar um comitê de segurança do condomínio, com moradores envolvidos, pode facilitar a discussão das necessidades de cada local. Redes de comunicação entre vizinhos também podem ser eficazes, tanto em condomínios quanto em casas.

“Grupos de WhatsApp de vizinhos com a finalidade de observar os arredores da vizinhança, como carros parados por longos períodos, indivíduos suspeitos e reportar furtos ocorridos na rua ou bairro. Mas sempre com cuidado para não disseminar informações inverídicas, que gerem sentimento de temor e pânico”. 

Outras medidas de segurança incluem investir em sistemas como alarmes, fechaduras elétricas, cercas e câmeras de alta definição (Full HD). Cães também podem ser um alerta e afastar possíveis criminosos.

Certifique-se de manter portas e janelas trancadas ao sair de casa e, à noite, evite deixar objetos de valor no quintal. Evite compartilhar informações sobre bens valiosos ou jóias com estranhos ou funcionários com livre acesso à sua casa.

Ao contratar funcionários, verifique referências. E, se estiver sozinho em casa e receber uma entrega não esperada de um estranho, é prudente não abrir a porta e pedir que retorne em outro momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo