Noticias

Golpistas utilizam fotos de crianças e famosos para tirar dinheiro de quem busca empréstimo fácil na web

Perfis de falsos agiotas são utilizados para atrair vítimas

Agiota Sabrina, agiota Marcos, agiota João Pedro, agiota Bernardo, agiota Aline, esses são alguns perfis encontrados no Instagram por quem busca empréstimo de dinheiro sem muita burocracia. A maioria desses perfis postam fotos de viagens, carros de luxo, maços de dinheiro e momentos em família, muitas vezes na companhia de crianças para passar credibilidade a sua atuação criminosa.

Além disso, as contas também divulgam prints de transferências bancárias e vídeos de “clientes” agradecendo pelos serviços prestados. Eles também divulgam suas atividades criminosas sem nenhum receio.

“Trabalho sério e sem enrolação, liberação em até 30 minutos, sem consulta Serasa, sem burocracia, online, crédito para negativados, menores juros do mercado.” fala o perfil de um dos agiotas

Apesar do ato de agiotagem ser considerado crime, segundo a apuração do Portal G1, os perfis em questão sequer são de agiotas, e sim de golpistas que tiram dinheiro de quem procura por um agiota nas redes sociais.

Leia mais:

O mistério de Sophia: Surgem novas evidências no caso da menina desaparecida

Gigi Hadid é presa nas Ilhas Cayman por posse de maconha em polêmico incidente aeroportuário

Exemplo de perfil usado pelos golpistas

golpistas
Golpistas usam perfis de agiotas para enganarem as vítimas

Passo a passo dos criminosos

Confira como os golpistas montam um perfil para atrair suas vítimas:

  1. Se passam por outra pessoa: O perfil usa a foto de algum trabalhador, na imagem mencionada a cima, foi usa a foto de um empresário do ramo de odontologia;
  2. Prints de transferências bancárias: para chamar a atenção, os criminosos tentam dar exemplos de trabalhos concluídos;
  3. Foto com a família: para passar credibilidade à vítima, os golpistas compartilham fotos do cotidiano;
  4. Vídeo de “cliente”: Eles postam vídeos falsos de clientes indicando o serviço
  5. Propaganda: o perfil é repleto de banners com publicidades para o negócio: “dinheiro sem sair de casa”, “já pensou ganhar 10 mil em até 30 minutos” etc.

O uso de figuras públicas

Outro método muito utilizados pelos criminosos é utilizar fotos dos supostos agiotas ao lado de pessoas famosas. Veja o exemplo abaixo:

golpistas

O perfil publicou uma foto onde o suposto agiota aparece ao lado do Delegado Palumbo, que atualmente é deputado federal, e na época, era vereador em São Paulo.

Procurado pelo G1, Palumbo relatou que essa não é a primeira vez que usam sua imagem para fins ilícitos na internet.

“Eu sou vítima, como já fui em outras vezes de pessoas usando minhas fotos, nome e imagem, inclusive se passando por mim. Para acabar com isso, só enrijecendo as leis. Estelionatários não ficam presos e comentem o mesmo delito várias vezes, causando prejuízo a diversas vítimas”, disse o parlamentar

Um outro perfil vai ainda mais longe e usa a foto de Jessie Pavelka, um apresentador norte-americano.

golpistas

Ao ser questionada sobre os perfis, a Secretaria de Segurança Pública informou que a Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) irá apurar os casos a fim de identificar os responsáveis e tomar as medidas cabíveis.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo