Noticias

MPF solicita novas ações policiais em terras Yanomami

O MPF informou, em nota, que fez um pedido à Justiça Federal para obrigar a União a retomar ações de proteção e operações policiais contra o garimpo ilegal na terra indígena Yanomami.

Segundo o Ministério Público Federal, o pedido foi feito pelo órgão no dia 31 de março em caráter de urgência, após seus agentes realizarem uma visita na região de Serra das Surucucus, em Roraima, e se depararem com as atividades de garimpo ilegal que ocupava toda a região.

De acordo com os agentes do MPF, os garimpeiros utilizam pistas de pouso de uma unidade de saúde indígena como apoio logístico de aeronaves e helicópteros. O espaço em questão era utilizado pela Secretaria de Saúde para atendimento aos indígenas, mas foi fechado devido ao risco estrutural gerado por uma cratera criada pela atividade do garimpo ilegal.

A polícia federal já havia feito uma operação na região no ano de 2021, no entanto, segundo o pedido do MPF, as ações ainda não foram capazes de conter o avanço da atividade ilegal no território. Em razão disso, o MPF solicitou que a União coordene o planejamento de novas operações de repressão contra crimes socioambientais da região.

O pedido do órgão solicita ainda que uma equipe de policiais permaneça no local até que todos os garimpeiros ilegais e infratores ambientais sejam retirados da terra. Por fim, o Ministério Público Federal pede que a União garanta prestação de serviços de saúde na região e que a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) reative o posto de fiscalização em Surucucu, abandonado em 2009.

Leia também

Revogada prisão de suspeito de cometer homicídio em frente ao fórum


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo