Noticias

Chocante! Uma em cada três vítimas de tráfico de pessoas no mundo é criança

Crescimento do tráfico de crianças – olhares sobre a situação no Brasil

Segundo o relatório da ONU, a cada três pessoas traficadas no mundo, uma é uma criança. Os moventes abrangem trabalho infantil, adoção ilegal, remoção de órgãos e exploração sexual. Dentro de uma década e meia, o número de crianças vítimas dessa atrocidade cresceu três vezes, conforme divulgado no Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas de 2021.

A situação é ainda mais grave para crianças de baixa renda e migrantes, que são normalmente os alvos principais. No Brasil, um estudo sobre o enfrentamento à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes divulgado no mesmo ano, revela que Pernambuco teve a lamentável marca de mais de 1.300 ocorrências de violência sexual infantil.

crian%C3%A7as traficadas
Imagem: Agência Envolverde

Leia mais:

Operação da Polícia Civil do DF mira grileiros que criaram condomínio de luxo em área protegida

TSE inicia nesta semana julgamentos de Lula e Bolsonaro

Quais são as condições das vítimas mais comuns do tráfico de crianças no Brasil?

Débora Aranha, figura de destaque no Freedom Fund, uma organização internacional focada no combate à escravidão, deu uma entrevista ao portal Lunetas e pôde expressar sua visão aprofundada sobre a questão. Segundo ela, o tráfico de pessoas é alimentado pela disparidade socioeconômica e de poder e tende a atingir com mais força aqueles em condições mais vulneráveis, especialmente as meninas.

Como denunciar casos de tráfico de crianças no Brasil?

São vários os canais disponíveis para fazer denúncias. O principal deles é o Disque 100. Além dele, ainda é possível relatar suspeitas a órgãos da rede local, como o conselho tutelar, a polícia e o Ministério Público. É importante destacar que todas as denúncias podem ser feitas de forma totalmente anônima e sigilosa.

De que forma o Estado tem atuado na melhoria das condições de vida das crianças e suas famílias para prevenir o tráfico de crianças?

Segundo Débora, está nas mãos do Estado garantir a efetivação das políticas públicas de combate ao tráfico de crianças e adolescentes. Isso abrange desde a garantia de condições de vida adequadas para esses jovens e suas famílias até a implementação de uma rede de apoio às vítimas, ajudando-as a se reabilitar e reinserir na sociedade.

Em última análise, o combate eficaz ao tráfico de crianças e adolescentes exigirá um esforço combinado de todos os setores da sociedade – cidadãos comuns, organizações da sociedade civil e o Estado. Por enquanto, o alarmante aumento no tráfico de crianças no Brasil e ao redor do mundo serve como um duro lembrete de que temos um longo caminho pela frente.

Fonte: Portal Lunetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo